07/10/2017

Artur Nogueira recebe classificação D no Mapa do Turismo Brasileiro

Segundo Ministério do Turismo, município precisa investir em geração de empregos e opções de hospedagem

Da redação

O governo federal divulgou neste mês de outubro o novo Mapa do Turismo Brasileiro, e Artur Nogueira recebeu a classificação D no documento. O mapa dispõe os municípios do país em categorias que vão de A até E, levando em conta o número de turistas recebidos pelas cidades, quantidade de hotéis disponíveis e os empregos que são gerados por estes.

A classificação D, que Artur Nogueira alcançou, significa que a cidade não recebe grande número de visitantes, mas é importante para o turismo regional por proporcionar mão de obra aos municípios vizinhos e opções alternativas de hospedagem, compras e passeios. Segundo o ministério, as localidades com essa classificação precisam fazer maiores investimentos na geração de empregos do setor e aumentar as vagas de hotéis e pousadas, entre outras coisas.

Outros 3.285 municípios fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro, que foi dividido em 328 regiões turísticas neste ano. O mapa define o recorte territorial que será trabalhado prioritariamente pelo Ministério do Turismo. É um instrumento que auxilia o governo no desenvolvimento de políticas públicas para o turismo.

MIT

Desde o começo do ano, o município tem feito esforços para potencializar o turismo na cidade. Em maior, por exemplo, uma audiência pública foi realizada para discutir os requisitos para que Artur Nogueira se torne um Município de Interesse Turístico (MIT), título criado em 2015 que dá a seus detentores maior acesso a verbas públicas para turismo e geração de empregos.

De acordo com a Agência Brasileira de Engenharia Turística (Abet), para que um município concorra ao título de MIT é necessário cumprir alguns requisitos:

  • Ter potencial turístico
  • Oferecer serviços médicos de emergência para população e turistas
  • Oferecer hospedagem no local ou na região
  • Ter boa quantidade de bares, restaurantes, lanchonetes, entre outros
  • Disponibilizar serviço de informações turísticas, com um site
  • Serviço de coleta de resíduo sólidos que atenda população e turistas
  • Água potável para atender população e fluxo turístico
  • Atrativos turísticos de expressividade
  • Conselho Municipal de Turismo
  • Plano Diretor de Turismo

Nova região

Em julho, Artur Nogueira foi incluída numa nova área no mapa do Programa de Regionalização do Turismo, coordenado pelos governos estadual e federal. A mudança foi um passo na busca pelo título de MIT. A cidade já fazia parte do mapa, mas pertencia a outra região, a “Café e Flores”. No entanto, após a saída de Holambra (SP), que passou a integrar a região de “Águas e Flores” (junto ao “Circuito das Águas”), algumas atualizações se tornaram necessárias.

Uma nova região foi criada com o nome de “Trilho e Trilhas da Baixamogiana”, e Artur Nogueira foi incluída no grupo.

Posição da Prefeitura

O Portal Nogueirense questionou o poder executivo sobre o tema. Confira na íntegra a resposta da prefeitura:

O que a administração tem feito para melhorar essa classificação? O Primeiro passo para estruturarmos melhor o nosso turismo é a criação de um plano diretor bem estabelecido voltado para ações que nos projetariam de uma forma positiva no ramo turístico estadual. No nosso plano diretor contará com uma base completa, estudo de demandas, mapeamento de principais vias e locais que já são ou poderão a vir ser utilizadas para nosso turismo local.

Que investimentos têm sido feitos e que medidas públicas têm sido adotadas para fomentar o turismo na cidade? Contatos com proprietários de hotéis, restaurantes, artesãos, artistas e também do comércio local estão sendo feitos rotineiramente por nosso Prefeito Ivan Vicensotti e também pela Secretaria de Cultura e Turismo, para uma troca de ideias para que, unidos, possamos fazer modificações e Investimentos. Está semana recebemos um projeto que, em breve, iremos divulgar, que deve dar treinamentos gratuitos para aqueles que querem implantar o turismo rural em Artur Nogueira.

Leia mais

Turistas asiáticos visitam Artur Nogueira para conhecer interior do Brasil

Plantações de girassol atraem turistas para Artur Nogueira

Conheça os patrimônios culturais protegidos por lei em Artur Nogueira

Florada dos Ipês embeleza ruas de Artur Nogueira

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.