Artur Nogueira pode se tornar um Município de Interesse Turístico
Título dá à cidade maior acesso a verbas públicas e deve gerar centenas de empregos
Da redação
Artur Nogueira pode se tornar um Município de Interesse Turístico (MIT) nos próximos anos. O título de MIT dá à cidade detentora dele maior acesso a verbas públicas para o turismo e, consequentemente, maior geração de empregos. A informação foi dada durante audiência pública realizada na Câmara Municipal na segunda-feira (29).
Com o tema “Desenvolvimento Comercial de Artur Nogueira – Comercial Industrial e Turismo”, a audiência foi idealizada pelo vereador Cristiano da Farmácia (PR). A solenidade teve uma palestra feita pelo consultor Aristides Cury, presidente do SKAL Internacional São Paulo e vice-presidente do Núcleo de Turismo da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB).
Cury, que é um dos responsáveis pelo prêmio Top Destinos Turísticos, explicou que os MIT foram criados em 2015 por meio de lei e que, antes, só havia uma categoria de município com grandes atrativos e incentivos estaduais na área do turismo: as Estâncias Turísticas, como é o caso de Holambra (SP), vizinha de Artur Nogueira. A nova legislação, no entanto, permite que, além das 70 estâncias existentes, o estado crie 140 MIT.
“O paulista é um grande viajante”, disse Cury na palestra. Ele também comentou que a maior parte das viagens é feita para destinos próximos ao da residência do turista. As viagens de longa distância, segundo ele, são mais raras. “Por isso, investir em turismo dentro de São Paulo é um grande negócio para os municípios do estado”, avaliou.
Requisitos
De acordo com a Agência Brasileira de Engenharia Turística (Abet), para um município concorra ao título de MIT é necessário cumprir alguns requisitos:
- Ter potencial turístico
- Oferecer serviços médicos de emergência para população e turistas
- Oferecer hospedagem no local ou na região
- Ter boa quantidade de bares, restaurantes, lanchonetes, entre outros
- Disponibilizar serviço de informações turísticas, com um site
- Serviço de coleta de resíduo sólidos que atenda população e turistas
- Água potável para atender população e fluxo turístico
- Atrativos turísticos de expressividade
- Conselho Municipal de Turismo
- Plano Diretor de Turismo
Cristiano da Farmácia (PR) conta alguns dos passos que Artur Nogueira deve dar para chegar ao título. “O primeiro passo é criar o Conselho de Turismo e elaborar o Plano Diretor de Turismo. Também é preciso se inscrever no programa para que o município nogueirense esteja entre as 140 cidades escolhidas”, afirma.
Na opinião do parlamentar, o processo de tornar-se um MIT é responsabilidade de todos, tanto de políticos quanto da população. “Políticos e sociedade precisam, juntos, fazer a lição de casa para isso se tornar realidade”, enfatiza. “As melhorias de qualidade de vida da sociedade e a geração de emprego são, ao meu ver, as maiores vantagens do título”, finaliza o republicano.
Caso se torne um Município de Interesse Turístico, a cidade terá maior acesso a verbas públicas e deve gerar centenas de empregos. Todos os requisitos para receber o título de MIT são previstos na lei complementar 1.261, de 29 de abril de 2015.
……………………………………..
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.