08/01/2013

População nogueirense clama por coleta de lixo

Segundo prefeito, situação deve ser normalizada em uma semana

Em novembro do ano passado, o Portal Nogueirense saiu às ruas para registrar o atraso na coleta de lixo em Artur Nogueira [clique e releia a reportagem]. A situação encontrada foi de muita reclamação. Moradores de vários bairros reclamavam sobre a falta da coleta. Hoje, após pouco mais de dois meses, o cenário encontrado não foi diferente. Nos quatro cantos da cidade, e também da zona rural, o que mais se houve é a pergunta: onde está o caminhão de lixo?

Na primeira reportagem, a Prefeitura informou que o problema teria acontecido porque dois caminhões, que realizavam a coleta de lixo, estavam quebrados e que o problema seria resolvido em no máximo em uma semana.

Mas além de não resolver, a situação piorou – para a angústia dos moradores. Os repórteres do Nogueirense percorreram novamente vários bairros de Artur Nogueira durante todo o dia da última segunda-feira (7). A equipe passou pelo Itamaraty, Blumenau, Vista Alegre, entre outros, e conversou com donas de casas e moradores.

O representante comercial Marcelo Peres mora no Jardim Jatobá e afirma que a coleta foi interrompida desde o Natal. “Pagamos em dia todos os nossos impostos. A coleta de lixo é o mínimo que nossos governantes podem fazer. Sem coleta, o odor do nosso bairro está insuportável”, afirma o morador.

No Jardim Carolina o cenário se repete. “Aqui a situação está péssima. O mal cheiro atrai moscas e roedores. Há várias semanas ninguém passa para recolher. Não sei o que está acontecendo com a Prefeitura”, afirma a dona de casa, Tereza Torres.

No bairro Vista Alegre a situação parece estar ainda pior. “Teve até um morador aqui no bairro que começou a cobrar para recolher o lixo das outras casas. O final da minha rua se transformou em um verdadeiro lixão ao ar livre”, afirma a moradora Dirce das Neves.

A moradora do Blumenau afirma que já desistiu de colocar o lixo na lixeira. “Nem me lembro mais qual foi a última vez que o lixeiro passou na minha rua. A situação está crítica”, afirma a dona de casa, Regiane de Souza.

De acordo com o prefeito Celso Capato, desde agosto do ano passado a Prefeitura não efetua o pagamento ao CONSAB (Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico), o que teria prejudicado a coleta.

Segundo o prefeito, a coleta deve ser normalizada no período de uma semana. “Além dos dois caminhões do consórcio, disponibilizamos mais dois caminhões e um trator com carreta da Prefeitura para ajudar na coleta, pois o volume de lixo está muito grande. O ex-prefeito abandonou a cidade e não fiscalizou a coleta”, afirma Capato, que pretende ainda criar um sistema para notificar e multar proprietários de terrenos que não efetuarem a limpeza dos locais. “Vamos criar o Cidade Limpa, um programa que vai contribuir e muito para a limpeza de Artur Nogueira. A Prefeitura vai trabalhar, mas será importante a cooperação de toda a população para mantermos o município limpo”, conclui o prefeito.

Após a normalização da coleta na cidade, a Prefeitura iniciará o processo para regularizar o recolhimento do lixo nas áreas rurais.

A seguir veja as fotos registradas na segunda-feira (7), em Artur Nogueira:


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.