13/10/2017

Apenas uma entidade social participa do Artur Nogueira Rodeo Festival

Segundo organização, Iefan foi única instituição que aceitou convite para festa

Da redação

A Instituição Evangelística Filadélfia de Artur Nogueira (Iefan) é a única entidade social da cidade a participar do Artur Nogueira Rodeo Festival. Segundo a organização do evento, outras associações nogueirenses do terceiro setor foram convidadas, mas apenas a Iefan aceitou fazer parte da festa. O envolvimento de entidades sociais no evento foi um dos pontos mais cobrados pelo Poder Legislativo durante a discussão do Projeto de Lei 019/2017, que instituiu o novo rodeio.

Quem entra no recinto do Artur Nogueira Rodeo Festival pelo portão das bilheterias logo vê o espaço em que a Iefan está instalada. A entidade possui uma barraca no começo da praça de alimentação, onde vende pastéis e refrigerantes a preços acessíveis. Cerca de 8 voluntários trabalham no local para atender os participantes da festa.

De acordo com Aroldo Belem, responsável pelo trabalho da Iefan no evento, todas as entidades tiveram oportunidade de conseguir um espaço na festa. “As regras de participação no evento foram as mesmas dos outros eventos, mas só estamos nós aqui porque as outras entidades não aceitaram participar”, explica.

Ele conta que uma reunião com todas as instituições beneficentes do município foi realizada pela organização do evento na Promoção Social durante a última sexta-feira (6). “Mas, como estava muito em cima do evento, as outras entidades decidiram não participar”, relata.

A participação de Iefan, porém, precisou de uma negociação a mais com o Artur Nogueira Rodeo Festival. “Eles apresentaram quatro opções de cardápios que, para nós, em cima da hora, seria muito difícil. Então nós queríamos trabalhar com algo que já temos, que já faz parte do nosso trabalho há anos”, afirma Belem.

A organização aceitou a sugestão da Iefan, e a entidade conseguiu montar seu espaço a tempo do evento. “E queremos agradecer aos organizadores e ao município, que nos deram a oportunidade de estar aqui hoje”, destaca Belem, acrescentando que o objetivo do grupo na festa sensibilizar as pessoas e mostrar a elas o trabalho da Iefan, contando que o isso vai resultar em mais recursos para atividades realizadas pela instituição.

Ao Portal Nogueirense, a Assessoria de Imprensa do Artur Nogueira Rodeo Festival confirmou que apenas a Iefan atendeu ao convite feito. “Nesse ano, com o evento sendo totalmente privado, foi feito o convite para todas as entidades, mas só uma topou participar. Ela está com a barraca aqui, e estará comercializando os produtos durante todos os dias de festa”, explicou a assessoria.

Durante as reuniões entre os poderes Legislativo e Executivo que precederam a instituição do Artur Nogueira Rodeo Festival, a participação das entidades sociais na festa foi um ponto bastante salientado pelos vereadores. À época, a prefeitura assegurou que todas as instituições beneficentes da cidade teriam direito de participar no evento, a exemplo do que ocorreu no Carnartur 2017.

“De uma forma mais organizada, até para arrecadar de forma mais efetiva”, destacou Marcos Paulo Jorge de Souza, secretário municipal de Negócios Jurídicos, em reunião com os parlamentares no mês de junho.

De acordo com ele, durante o chamamento público seriam estabelecidas regras às partes interessadas para que fizessem uma inclusão mais efetiva dessas entidades e para que estas fossem ainda mais beneficiadas do que foram nos 11 anos do evento.

Leia também

FOTOS: Veja quem curtiu a primeira noite do Artur Nogueira Rodeo Festival

Primeira noite do Artur Nogueira Rodeo Festival reúne 10 mil pessoas

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.