28/01/2013

Cetesb solicita interdição de depósito de entulho de Artur Nogueira

Prefeitura suspendeu atividades no local

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) notificou a Prefeitura de Artur Nogueira e solicitou a interdição imediata do depósito de entulhos da cidade, localizado atrás da Garagem Municipal, próximo a Aidan, na saída para Limeira.

Até a semana passada, o local recebia resíduos de construções e demolições, além de podas de árvores, recolhidos pelo Governo Municipal e por empresas privadas que coletam os materiais através de caçambas.

Segundo a Cetesb, o depósito recebe os materiais “sem as devidas licenças ambientais (…), além de causar incômodos a população vizinha, devido a emissão de fumaça provenientes de queimas de resíduos”.

Atendendo a advertência da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, o prefeito Celso Capato paralisou as atividades do local. Na última semana, o prefeito esteve no depósito e afirmou que pretende criar um consórcio com municípios vizinhos para resolver o problema. “Esta foi mais uma bomba deixada pela última administração. O ex-prefeito sabia que uma hora ou outra isso iria acontecer, teve 12 anos para tomar providencias e não fez, sendo 4 anos como vereador e 8 como prefeito. Este local está totalmente irregular e deve ser analisado com muita cautela. Vou solicitar um laudo técnico para saber se existe contaminação no solo. Por momento, quero me reunir com prefeitos vizinhos e sugerir a criação de um consórcio que implante um novo local, apropriado e legalizado, para receber, separar e até mesmo reciclar os resíduos”, afirma Capato.

A Prefeitura recebeu a notificação em dezembro de 2012 com o prazo de um mês para apresentar a Cetesb um cronograma de ações, visando a correta destinação de todos os resíduos gerados e coletados em Artur Nogueira.

Em outubro de 2011, um incêndio aconteceu no depósito. Na ocasião, os idosos da Aidan foram encaminhados para o Hospital Bom Samaritano, devido a inalação da fumaça causada pelo fogo [clique e releia a reportagem].

Paulo Holdorf


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.