16/12/2017

Câmara Jovem de Artur Nogueira fez 25 proposições em 2017

Das ideias apresentadas, 10 foram convertidas em proposições do Poder Legislativo

Da redação

No primeiro ano da Câmara Jovem em Artur Nogueira, os estudantes que participaram do projeto apresentaram 25 proposições. A iniciativa tem caráter apenas pedagógico, ou seja, as propostas não têm validade no meio político. Ainda assim, 10 ideias apresentadas pelos vereadores jovens foram levadas ao plenário da Câmara Municipal, sendo oficializadas pelos parlamentares.

Segundo a Secretaria da Câmara Municipal, os estudantes apresentaram 18 indicações, três moções e quatro requerimentos nas três sessões realizadas pela Câmara Jovem. Das indicações, oito foram convertidas em proposições do Legislativo: 473, 564, 565, 566, 567, 568, 569, 570. Das moções, duas também foram levadas ao plenário oficial: 023 e 025.

camarajovem (4)-1493063353

Nenhum dos requerimentos da Câmara Jovem chegou a ser levado posteriormente ao Legislativo, mas, de acordo com a secretaria, alguns já haviam sido apresentados pelos parlamentares. Além disso, um Projeto de Lei Simulado foi elaborado pelos estudantes, propondo mudanças na lei que institui o passe livre gratuito no município.

Avaliação

O presidente da Câmara Jovem, Mateus Brito Santos, aluno da Escola Estadual Professora Magdalena Sanseverino Grosso, comenta que a experiência resultou em muita aprendizagem. “O bacana foi essa dinâmica de aprendermos o processo legislativo, como é o processo de fazer uma indicação, um requerimento, uma moção”, afirma.

Para ele, a inciativa teve “importância ímpar” para todos os que participaram. “Hoje a política tem uma imagem desgastada, e nós pudemos perceber que podemos ser a oxigenação dessa política. Vimos que a vida na política não se limita ao que aparece na mídia, mas é muito mais complexo. Para nós foi um privilégio fazer parte dessa primeira câmara jovem”, resume.

camarajovem (1)-1493063346

Elis Regina Soler, 1ª secretária da Câmara Jovem, diz ter gostado muito da experiência. “Pude perceber como é exercida a sessão dos vereadores, pude realizar requerimentos, moções, indicações, como uma vereadora”, relata. “Isto é de suma importância para Artur Nogueira, pois abre espaço para o jovem conhecer um pouco mais do legislativo, de uma forma que tenhamos voz também”.

Ela, porém, tem uma pequena ressalva quanto ao que vivenciou no projeto. “Talvez minha única frustração, e de alguns colegas, tenha sido o fato de algumas de nossas ideias não terem sido abrangidas pelos nobres vereadores”, pontua.

O idealizador do projeto, vereador Cristiano da Farmácia (PR), ressalta que a experiência deste ano foi apenas o começo. “Agora necessário fortalecer a Câmara Jovem para que crie raiz”, analisa. “A experiência deste primeiro ano foi muito gratificante e mostrou a necessidade de algumas adaptações para o próximo, mas, acima de tudo, provou ser uma ótima ferramenta para conscientização e oxigenação da política nogueirense”.

camarajovem (2)-1493063348

O parlamentar Lucas Sia (PSD) afirma que o projeto serviu como aprendizado para ele também. “Foi gratificante aprender com os jovens. Eles são nossas esperanças na mudança político moral desse país; trabalhos como a Câmara Jovem nos aproximam do desenvolvimento educacional e coletivo em nosso município”, reflete.

Rodrigo de Faveri (PTB) sublinha a importância da inciativa para que os jovens sejam introduzidos na política e aprendam sobre o Legislativo. “Eles aprendem isso e disseminam para seus colegas nas escolas. E no momento tão delicado que vive a política no Brasil, isso é bom porque eles têm uma compreensão correta da importância e do papel do legislativo no município”, declara.

Davi da Rádio (DEM) também comenta a importância da Câmara Jovem. “O projeto dá a oportunidade aos jovens de conhecerem o processo legislativo e participarem dele, ainda que de forma não oficial, fazendo indicações e criando projetos. É uma maneira de fazer com que os jovens se interessem pela política e participem da vida pública mais ativamente”, assevera.

As atividades da Câmara Jovem devem retornar no ano que vem com um uma nova formação de estudantes.

Leia também

Vereadores jovens de Artur Nogueira solicitam explicações da Prefeitura

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.