24/04/2017

Vereadores jovens de Artur Nogueira solicitam explicações da Prefeitura

Primeira sessão da Câmara Jovem aconteceu nesta segunda-feira

Da redação

A primeira sessão da Câmara Jovem de Artur Nogueira ocorreu na tarde desta segunda-feira (24) e contou com a apresentação de oito indicações, um Projeto de Lei (PL) e dois Requerimentos que cobram algumas respostas da Prefeitura. Estiveram presentes 11 dos 12 estudantes que compõem o plenário jovem, além dos vereadores Cristiano da Farmácia (PR), Davi da Rádio (DEM), Lucas Sia (PSD), Professor Adalberto (PSDB) e Rodrigo de Faveri (PTB), que são tutores dos alunos participantes.

Antes de a sessão ter início oficialmente, Cristiano da Farmácia (PR) deu as boas-vindas aos vereadores jovens e aos nogueirenses que assistiram à sessão. Ele explicou que a Câmara Jovem tem caráter educativo e que os projetos apresentados são simulatórios, ou seja, não serão realmente encaminhados ao Executivo. No entanto, os projetos que ainda não foram apresentados pelos vereadores eleitos, poderão ser apresentados pelos parlamentares em sessões oficiais, caso haja interesse por parte deles.

camarajovem (2)-1493063348

A sessão teve início, então, com a habitual leitura de um trecho da Bíblia, que foi feito pela vereadora jovem Ana Luiza Machado, da Escola Estadual Severino Tagliari. Na sequência, o presidente da Câmara Jovem, Mateus Brito Santos, da Escola Estadual Professora Magdalena Sanseverino Grosso, colocou em votação a ata da sessão de posse dos vereadores jovens, que foi aprovada por unanimidade.

camarajovem (5)-1493063356

Em seguida, foi lida uma Moção de Congratulações e Aplausos à Escola Estadual José Amaro Rodrigues. A instituição foi homenageada por oferecer uma série de aulas e atividades extracurriculares aos estudantes, como violão, inglês, vôlei, futsal e grupos de estudo para vestibular. A estudante Kemily Aparecida Araújo Macedo, que estuda na José Amaro rodrigues, foi uma das autoras da Moção, parabenizou a escola. “Além do ensino normal, o colégio realiza outras atividades, que desenvolvem mais os alunos”, afirmou.

Requerimentos

Após a aprovação da Moção, Kemily, que é 2ª secretária da Mesa Diretora, e Elis Regina Soler, 1ª secretária, leram dois Requerimentos. Um deles, de autoria do presidente da Câmara Jovem, solicita ao Executivo informações a respeito dos cargos comissionados. Segundo o autor, o Executivo teria contratado pessoas de outras cidades para ocupar cargos comissionados.

camarajovem (1)-1493063346

De acordo com ele, o país passa por uma grave crise de empregos. “E eu acredito que seria muito contrária essa decisão do prefeito de escolher pessoas de outra cidade para trabalhar, sendo que nós temos dentro de Artur Nogueira pessoas qualificadas, pessoas que estão dentro do critério para atuar dentro da área”, aponta.

O segundo Requerimento solicitou esclarecimentos ao Executivo a respeito da falta de medicamentos no município, além da demora no atendimento e falta de dentistas nas unidades de saúde. O documento, de autoria da vereadora jovem Vitória Pereira Campanha, da Escola Estadual Professora Magdalena Sanseverino Grosso, foi aprovado por unanimidade.

Indicações e Projeto de Lei

Na sequência, foram apresentadas oito indicações feitas pelos estudantes. A Indicação 001/2017, feita pelo presidente, recomenda ao Executivo a contratação de professores mediadores na rede municipal. Segundo ele, esses profissionais serviriam para dar acompanhamento psicológico aos estudantes, haja visto o número crescente de adolescentes afetados pela depressão e envolvido com jogos suicidas, como o Baleia Azul.

Três das indicações apresentadas solicitavam melhorias para colégios da cidade, como pintura de placas, recapeamento de ruas e sinalização nas saídas. Os vereadores jovens também solicitaram melhorias no Balneário Municipal, instalação de iluminação em praças e o desenvolvimento de um Projeto de Lei para implantação do Projeto Guri.

camarajovem (6)-1493063358

Após o intervalo regimental, foi apresentado o Projeto de Lei 001/2017, que altera o inciso dois da Lei 2.608, de 13 de junho de 2001, que institui o sistema municipal de passe-livre gratuito. O PL propõe que a idade mínima para aquisição do passe seja baixada de 65 para 60 anos de idade.

Por fim, após encerrado o expediente do dia, foi aberto espaço para fala livre dos estudantes. Eles aproveitaram o momento para ressaltar a importâncias dos projetos propostos e cobrar do Executivo as respostas dos Requerimentos encaminhados.

camarajovem (4)-1493063353

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.