08/04/2022

Zezé pede regulamentação de lei federal que instituiu Programa de Saúde Menstrual

Segundo a parlamentar, a regulamentação da lei permitirá ações de combate à pobreza menstrual

Da redação

A vereadora Zezé da Saúde (PTB) apresentou uma indicação que solicita que a Prefeitura de Artur Nogueira envie um projeto de lei para a Câmara de Vereadores, regulamentando a Lei Federal 14.214 que instituiu o Programa de Promoção da Saúde Menstrual no município Nogueirense.

De acordo com a vereadora, a regulamentação da lei no município, permitirá ações de combate à pobreza menstrual. “Essa regulamentação permitirá, que por meio da Promoção Social, o município realize a distribuição de absorventes para meninas e adolescentes carentes, de modo que estas não faltem às aulas durante o período menstrual, por não terem condições financeiras de adquirem absorventes”, escreveu Zezé no pedido.

Segundo a coordenadora de Apoio e Direitos da Mulher de Artur Nogueira, Maiara Camargo Kzam, a pobreza menstrual, também chamada de precariedade menstrual, é o termo dado à falta acesso a produtos para manter uma boa higiene no período da menstruação, e está relacionada à pobreza, bem como a infraestrutura do seu ambiente.

“Menstruação é algo normal para a maioria das pessoas com útero e, infelizmente algumas delas não possuem condição financeira suficiente para comprar todo mês um pacote de absorvente”, enfatizou Maiara.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.