28/02/2019

Você sabe o que são LER e DORT? Se você sente dores musculares ou nas articulações, cuidado!

No dia 28 de fevereiro é comemorado o Dia Internacional do Combate às LER e DORT

Informe publicitário

Hoje, 28 de fevereiro, é comemorado o Dia Mundial da Ergonomia ou Dia Internacional do Combate às LER e DORT: Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

São patologias que tem seu desenvolvimento a partir da repetição intensa de movimentos, gerando dor. Elas englobam cerca de trinta doenças, das quais as mais conhecidas são: tendinite, bursite, síndrome do túnel do carpo, tenossinovite e epicondilite e as alterações ocorrem nas estruturas osteomusculares, tendões, articulações, músculos e nervos.

Os sintomas incluem dor, fraqueza, rigidez ou formigamento da área afetada e podem ocorrer dormência, sensações de agulhadas ou pontadas, diminuição da força e até limitação de movimentos.

Considerada como a epidemia da virada do século, o melhor está na prevenção. A adaptação dos móveis, máquinas ou equipamentos para melhorar a postura, evitar a sobrecarga e realizar pausas durante o trabalho (devendo ser realizados alongamentos e movimentos com o corpo para irrigar os tecidos) demonstra uma preocupação da empresa em cuidar da ergonomia do trabalhador.

Existem vários recursos que auxiliam na prevenção das LER/DORT, entre eles o Método Pilates. Ele traz fortalecimento muscular, prevenindo as dores. Os exercícios realizados contribuem para aumentar a resistência cotidiana e auxiliam na reabilitação das pessoas que já tem alguma dessas patologias, por proporcionar força e resistência muscular, consciência corporal, melhora da postura, mobilidade e flexibilidade, além de trabalhar a mente e aliviar o estresse do dia-a-dia.

 A acupuntura acompanhada da moxaterapia e eletroacupuntura está indicada principalmente nos momentos mais agudos dos sintomas das LER/DORT, promovendo efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e relaxante muscular com grande rapidez.

Além desses recursos mais conhecidos temos hoje a Kinesiologia, onde através de estímulos suaves, podemos liberar tensões e limitações relacionadas a todas as estruturas físicas do corpo como: músculos, ligamentos, articulações, tendões e atuar no campo emocional que acompanha essas lesões, restabelecendo o movimento adequado e o bem estar geral do indivíduo.

Se você sente algum dos sintomas acima procure auxílio profissional. Uma excelente opção é a Clínica Preventive. Presente em Artur Nogueira há mais de 30 anos, a Preventive é uma clínica de saúde multidisciplinar que sempre teve como objetivo prevenir e inovar quando o assunto é bem estar. Desenvolvendo um trabalho focado e responsável, proporcionando resultados que superem as expectativas e valorizando o trabalho em equipe. As especialidades proporcionadas pelo consultório são: odontologia, acupuntura, fonoaudiologia, nutrição e fisioterapia, com RPG e Pilates. A Preventive se dedica para ser referência em prevenção, alívio da dor, estética e bem estar através de tratamento holístico e científico.

Agende uma consulta! A Clínica Preventive está localizada na Av. Dr. Fernando Arens, 279, no Centro de Artur Nogueira. Contato pelo telefone 3877-121 ou pelo Facebook.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.