27/02/2020

Você sabe o que é o novo GRO?

2020 ainda está no começo, mas os profissionais da Clinesp já se atualizaram no Curso de Capacitação das Reformas das NR, o novo GRO – Gerenciamento de Riscos Ocupacionais!

Informe publicitário

Foi aprovada no dia 17 de dezembro pela comissão Tripartite Paritária Permanente do Ministério do Trabalho, o texto que modifica o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) para o GRO (Gerenciamento de Riscos Ocupacionais).

A medida transformará o modelo com o qual as empresas cuidarão de suas estratégias de SST (Saúde e Segurança do Trabalho), norteando seus planos, programas ou sistemas de gestão de segurança e saúde no trabalho.

O texto ainda depende de publicação no DCU, mas já vale se perguntar: o que vai mudar na gestão das empresas com as mudanças trazidas pelo GRO e pela nova NR 9? Segundo algumas fontes, o PPRA deixará de existir assim que o PGR e a nova NR 9 entrarem em vigor, o que exigirá adequação das companhias.

Outras fontes, por sua vez, não confirmam que o GRO eliminará o PPRA. Segundo eles o programa de riscos ambientais, assim como a nova NR 9 serão partes estruturantes do GRO.

Entretanto, o que se sabe ao certo é que o GRO tem como base no foco na SST como um processo contínuo, não apenas de conformidade, mas também de aperfeiçoamento.

Com o GRO, sai de cena a análise global e entra uma avaliação permanente do quão eficaz o programa de SST está sendo na empresa. Com isso, os gestores precisarão contar com sistemas assertivos e constantes de execução e acompanhamento de seus programas de SST.

Isso poderá ser realizado ao assimilar conceitos da ISSO 45001 como o PDCA (planejar-executar-checar-agir).

A nova norma também exigirá o acompanhamento e registro dos passos tomados no programa de cada companhia. Estamos falando de um histórico atualizado das mudanças, melhorias, correções e outras medidas, por um período mínimo de 20 anos.

A chegada do GRO representará uma mudança importante para a maioria das empresas, estabelecendo sistemas para de fato gerir a segurança no trabalho, e não apenas a atender a requisitos legislativos.

Esta mudança de postura na gestão da SST poderá trazer efeitos bastantes positivos para os ambientes de trabalho, focando em um modelo que promove a segurança contínua de seus profissionais, alinhado com a produtividade do negócio.

A Clinesp com mais de 15 anos de atuação na área de Saúde e Segurança do Trabalho está pronta para atender as necessidades da sua empresa. Sempre investindo em inovação, bom atendimento e tecnologia, com competência e experiência na elaboração dos programas ocupacionais, avaliações ambientais, assessoria e gestão ocupacional.

A Clinesp conta com uma equipe de médicos, engenheiros e enfermeiros especializados na área ocupacional, técnicos de Segurança do Trabalho, psicólogos e colaboradores capacitados, além de estrutura preparada, que conta com aparelhos avançados para as mais diversas necessidades como exames laboratoriais, eletrocardiograma, eletroencefalograma, audiometria, otoneurológico, espirometria e unidade móvel que pode atender os colaboradores in Company. Também possui equipamentos de última geração para elaboração de avaliações ambientais como laudos de agentes químicos, medição de calor IBUTG, dosimetria de ruído, medição de iluminação entre outros.

A Clinesp está localizada na Rua Sete de Setembro, 1216, Centro, Artur Nogueira/SP. Para saber mais ligue para o telefone: (19) 3827-8002.


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