21/09/2012

Você já plantou uma árvore hoje?

Saiba o que um viveiro, um grupo de amigos e uma empresa têm em comum

Myllena de Luca

Na última sexta-feira (21) foi comemorado o Dia da Árvore. A data foi escolhida pelos índios pelo fato de que se eram cultivadas as árvores no começo da primavera, quando o solo era preparado para cultivo.

Viveiro Municipal

Embora poucas pessoas saibam, o município de Artur Nogueira conta com um amplo viveiro de mudas. O local, que pertence à Prefeitura, possui 8 mil metros quadrados, foi criado em 1997 e abriga mais de duzentas espécies de árvores, tais como pau-brasil, oiti, ipê de jardim, flamboyant, além de árvores frutíferas como ameixeira, amoreira, pitangueira, aceroleira, jaqueira, goiabeira, tamarindeiro, entre outras.

As pessoas que trabalham no viveiro realizam um trabalho de vários processos e são responsáveis pela germinação das sementes e preparação das mesmas para doação. Quem tiver interesse em adquirir uma muda, basta procurar os profissionais do local e, ao adquirir a planta, o cidadão recebe uma série de orientações. “Quando as pessoas nos visitam e, principalmente, as crianças, nós explicamos desde a sementinha, levamos na sementeira, germinação, mostramos como colocar no saquinho, plantar e manter a planta. Orientamos para que não plante embaixo de fios de luz, por exemplo. Às vezes precisamos convencer a pessoa de que aquela não é a melhor árvore para plantar no lugar desejado”, explica a coordenadora do viveiro Siméia Jacinto de Oliveira.

Horário de atendimento do viveiro municipal

O horário de funcionamento do local é de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 12h30 às 17 horas. O viveiro municipal está localizado na avenida Luiz Spadaro Cropanize, bairro Conservani, sem número, atrás do Balneário Municipal Guilherme Carlini.

Amigos das árvores 

Além do viveiro de mudas, o município de Artur Nogueira também possui um grupo de amigos que colaboram plantando árvores em lugares abertos. O grupo é composto pelos nogueirenses Edson Croife, Marcos Antonio Giambelli, Osvaldo Mattisso e Waldemar Benedito Leme. “Se acabarem os homens as árvores sobreviverão, mas se acabarem as árvores os homens acabarão”, comenta Osvaldo Mattisso.

Edson Croife planta árvores há muito tempo. Além de plantar, Croife também doa as mudas de plantas às pessoas interessadas e que entram em contato. “Vamos vestir o nosso planeta de verde novamente plantando árvores. Temos que evitar queimadas criminosas que destroem a natureza, poluir menos. O pouco que cada um fizer em prol do planeta será importante para as futuras gerações. As árvores nos fornecem ar puro”, comenta Croife.

As mudas cultivadas pelo grupo de nogueirenses são doadas também para a empresa Van der Hoeven e de lá destinadas a diversos locais. “Hoje, graças ao nosso trabalho em conjunto com a empresa, podemos contar com dezenas de mudas plantadas e que irão perpetuar as espécies em extinção”, esclarece Marcos Antonio Giambelli.

Van der Hoeven

Visando melhorar o meio ambiente e qualidade de vida da comunidade, a empresa realiza doações de mudas de árvores nativas e exóticas. O projeto teve início em 2007 e durante este tempo a Van der Hoeven doou 45 mil mudas de árvores. A empresa atende prefeituras, produtores rurais, escolas públicas e privadas e empresas privadas. Para adquirir mudas, o interessado deve entrar em contato com a empresa pelo telefone (19) 3877-2281.

Aproveite a data e plante uma árvore. Procure o Viveiro Municipal, o grupo de amigos nogueirense ou a empresa citada nesta reportagem e faça a sua parte. O planeta agradece.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.