25/03/2011

Você conhece o presidente da Câmara de Artur Nogueira?

Ping pong: Confira o bate-papo com o vereador Silvinho Conservani, que assumiu o cargo de presidente este ano

Alex Bússulo

NOME COMPLETO: Silvio José Conservani

IDADE: 43 anos

CIDADE NATAL: Cosmópolis-SP

FORMAÇÃO: Sou formado em Técnico em Segurança do Trabalho, Teologia e estou cursando a faculdade em tecnólogo em gestão pública.

MORA HÁ QUANTO TEMPO EM ARTUR NOGUEIRA? 13 anos

POR QUE VEIO PARA ESTA CIDADE? Vim à trabalho e ter uma propriedade aqui facilitou minha mudança.

QUANDO DECIDIU ENTRAR PARA A POLÍTICA? Sou de família política, meu pai [Dario Conservani] foi vereador em Cosmópolis por três mandatos seguidos e também por meu primo, Tite Conservani, em 2004 foi minha decisão.

TEVE INFLUÊNCIA DE QUEM? Da minha família e de amigos, que viam em mim perfil para política.

POR QUE VOCÊ ESCOLHEU O PARTIDO VERDE? Primeiro pela forma de como o PV faz política, sem revanchismo, ódio, de não fazer oposição só pelo fato de não ser governo, mas quando necessário faz oposição construtiva, de apontar os problemas, mas junto às soluções e pela sua ideologia em prol à vida.

QUANTOS VOTOS VOCÊ TEVE NA ÚLTIMA ELEIÇÃO? 723 votos. Fui o segundo mais votado no município.

QUAIS VIRTUDES VOCÊ ACREDITA QUE UM VEREADOR DEVE TER? Não só de um vereador, mas de todos os políticos em geral, não falo que é virtude, mas dever: honestidade, seriedade e competência.

QUAIS AÇÕES POLÍTICAS PODERIAM SER FEITAS PARA MELHORAR O MEIO AMBIENTE DE ARTUR NOGUEIRA? São várias, destaco: Tratamento de esgoto, proteção aos mananciais e matas ciliares, reflorestamento de áreas desmatadas, coleta seletiva de lixo, eco ponto para descarte de entulhos de construção, objetos e similares, muitas destas ações já estão em andamento.

DIGA UM LADO BOM EM SER VEREADOR. Ser vereador é como uma missão. O lado bom é poder ajudar a resolver os problemas das pessoas referentes ao município. Se não for para melhorar a vida das pessoas, a política não passa de teatro.

E UM PONTO NEGATIVO. Muitas pessoas não entendem a função do vereador e nos cobram por situações que não dependem de nós, aí é um trabalho didático, a vontade é resolver todos os problemas, mas nem sempre é possível resolver na hora ou nem cabe aos vereadores resolverem.

ALÉM DE VEREADOR, VOCÊ EXERCE ALGUMA OUTRA PROFISSÃO? Sim, sou autônomo prestador de serviço.

QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE A SUA ATUAÇÃO NA CÂMARA? Desde 2005, quanto fui eleito pelo meu primeiro mandato, procuro ser atuante em todos os aspectos, gosto de ser participativo nas soluções dos problemas, seja do município ou mesmo interno da Câmara, sempre procuro buscar novos projetos e ações que deram certos em outras localidades para serem analisadas.

E A ATUAÇÃO DOS OUTROS VEREADORES? Cada um tem seu jeito de trabalhar e facilidade em alguma área específica, não existe uma fórmula única de fazer política. A pluralidade é imprescindível para bom andamento dos trabalhos e fortalecimento da democracia, mas aqui em Artur vejo o desejo de todos os vereadores para um bem comum.

QUAL O MAIOR PROBLEMA DO MUNICÍPIO? São problemas de infraestrutura, exemplo: galerias pluviais, asfalto e saneamento.

COMO RESOLVER ESTES PROBLEMAS? Tudo passa por verbas e nestes casos muito dinheiro, por isso que o governo municipal junto com Câmara está trabalhando para que Artur Nogueira seja contemplada no PAC 2. Só para a construção das Estações de Tratamento de Esgoto é necessário mais de 15 milhões de reais, mas teremos que realizar estas obras.

O QUE FAZ UM PRESIDENTE DA CÂMARA? Em resumo, além de presidir as sessões, tem como responsabilidade os atos administrativos da Câmara, zelando pelo cumprimento do regimento interno e regras da lei.

VOCÊ PRETENDE SER CANDIDATO EM 2012? Tenho sim a pretensão de continuar dentro da política, agora a função a desempenhar vai depender de um conjunto de futuros acontecimentos.

NESTES ANOS COMO VEREADOR, DO QUE VOCÊ MAIS SE ORGULHA EM TER CONTRIBUÍDO PARA O MUNICÍPIO? Fazer parte da reestruturação do nosso município, em apoio às medidas do governo municipal, que muitas vezes não são populares, mas necessárias para corrigir o caminho que Artur Nogueira deve trilhar. Artur Nogueira infelizmente em uma época de sua história se perdeu e estava caminhando a passos largos para uma situação financeira à beira do caos. Há muito a melhorar, mas muitas situações foram resolvidas e serão resolvidas. Hoje podemos dizer que estamos fora da UTI, no quarto de recuperação, se o município continuar a seguir esta cartilha da honestidade, transparência e trabalho, muito breve vamos viver um novo momento de prosperidade.

CITE ALGUNS DE SEUS PROJETOS. Só a título de esclarecimento, o vereador não pode apresentar nenhum projeto que traga gasto ao executivo, conforme lei federal, muitos projetos vão ao prefeito via indicação, ofício ou anti-projeto, nestes moldes temos centenas de sugestões ao prefeito para solucionar os problemas do município, mas descrevo alguns:
– Projeto de transmissão ao vivo via internet das sessões da Câmara.
– Projeto que disciplina o atendimento das agências bancárias do município.
– Projeto de assento para os clientes e ou usuários dos caixas, nas agências bancárias.
– Projeto para regularização dos meios lotes que existem em nossa cidade.
– Projeto que obriga o poder público a declarar gastos em publicações.
– Projeto para tratamento de esgoto em áreas não atendidas pela rede de esgoto.
– Projeto para estacionamentos de veículos e motos.

O QUE OS NOGUEIRENSES PODEM ESPERAR DE VOCÊ COMO PRESIDENTE DA CÂMARA? Primeiramente temor à Deus e respeito a população, funcionários e aos vereadores. Vamos continuar dando dinamismo na Câmara, para que o órgão cumpra seu papel, como poder independente e que trabalhe em consonância com outros poderes, para o bem-estar de nosso município e de nossa população.

[Os comentários abaixo não representam, de nenhuma forma, a opinião deste veículo, sendo de total responsabilidade daqueles que os escrevem]


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.