05/10/2018

Paciente com câncer de mama ganha ensaio fotográfico em Artur Nogueira

OUTUBRO ROSA: Projeto apoia o mês de conscientização ao Câncer de Mama e estimula autoestima de pacientes

Da redação

Desde a década de 90 o mês de outubro carrega um movimento denominado Outubro Rosa. O propósito da iniciativa é conscientizar a população sobre o câncer de mama. Seguindo a dinâmica, nesta sexta-feira (5), Juliana, diagnosticada com câncer de mama, participou de um projeto social onde posou para um ensaio fotográfico em Artur Nogueira.

Juliana Pellizari é professora de educação física, tem 29 anos e foi diagnosticada em junho deste ano. “Em fevereiro comecei a correr, emagreci, perdi algumas medidas e um dia trocando de roupa percebi um volume diferente, que nunca tinha reparado. Marquei mastologista em maio e em junho já veio o resultado: câncer na mama esquerda. Comecei a quimioterapia em agosto e depois farei a cirurgia e os outros procedimentos”, explica.

O projeto surgiu em uma conversa entre as amigas Patrícia Schneider, maquiadora profissional, e Aline Simões, fotógrafa. “A gente sempre faz produção nas meninas e aproveitamos a campanha do Outubro Rosa pra fazer algo que impactasse, que fosse útil e bem visto”, conta Aline.

A organizadora Patrícia Schineider explica que o ponto principal da ação é mostrar a beleza das mulheres independentemente da circunstância. “A gente quis trazer motivação para as mulheres acreditarem que são belas. Muitas, por causa da doença, se fecham, se escondem. Elas precisam entender que mesmo doentes, estão vivas, e dá pra ser feliz mesmo com problemas”, discorre a maquiadora.

“A Ju é uma menina nova, esportista, super pra cima, e as pessoas acham que o câncer só acontece com pessoas mais velhas, e não é a realidade”, acrescenta Patrícia.

A educadora física não foi o primeiro caso na família. “A minha mãe teve CA. Ela descobriu em outubro do ano passado. Nós temos o mesmo tipo de câncer, e ter visto minha mãe passando por isso me deu muita força pra enfrentar a minha doença hoje”, declara.

A produção foi o primeiro ato do projeto, previamente sonhado. “A ideia nós tivemos há mais de um ano, e não está vinculado apenas com a campanha do câncer. O plano é a cada dois meses resgatar todo tipo de mulheres que passaram por alguma situação difícil, fazer uma produção e registrar em fotos esse momento”, afirma Patrícia. E completa, “o sorriso dela, não tem nada que pague”.

Outubro Rosa

  • enfatiza a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas;
  • informa que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos;
  • mostra a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica;
  • esclarece os benefícios e malefícios da mamografia de rastreamento;
  • informa que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.