31/10/2017

Vereadores trazem programa de alimentação a animais de rua em Artur Nogueira

Ação desenvolvida em parceria com o Inpama tem objetivo de disponibilizar comedouros e bebedouros em diversos pontos do município

Diego Faria

Foi lançado na manhã desta terça-feira (31), em Artur Nogueira, o programa Alimentacão, com o intuito de amenizar a necessidade dos animais de rua no município. A ação, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Proteção Animal e Meio Ambiente Cães e Gatos (Inpama – CG) e o programa independente Circuito Animal Pet, foi trazida a Artur Nogueira através dos vereadores Lucas Sia (PSD) e Davi da Rádio (DEM).

O instituto, posteriormente, também deverá lançar outro programa na cidade, denominado Veterinário Solidário, que oferecerá orientações sobre a aplicação de vacinas, efetuação de castrações e demais cuidados, tudo gratuitamente.

Fundado em 2013, o Inpama tem o princípio de oferecer apoio a animais em situação de rua e conscientizar pessoas sobre a responsabilidade de adquirir um animal de estimação, seja por adoção ou não. A entidade, sem fins lucrativos, que atua em diversas cidade de São Paulo, já aplicou mais de 76 mil vacinas e castrou cerca de 32 mil animais, entre 2013 e 2017. Na liderança dessa atividade está o presidente nacional da entidade, Carlos Ferreira (Carlão da Proteção) e o vice-presidente, Guilherme Tiosso.

A iniciativa chega a Artur Nogueira para fortalecer a causa animal na cidade. O lançamento do programa foi anunciado em uma coletiva de imprensa, realizada na Câmara de Vereadores do município. “Em todos os lugares onde instalamos o programa Alimentacão, com esses bebedouros e comedouros, as pessoas estão ajudando e percebendo que é um trabalho sério. Hoje, instalamos mais um ponto aqui em Artur Nogueira e, quem quiser ser um tutor e colaborador recebendo mais um ponto de alimentação, pode entrar em contato com a gente”, explica Tiosso.

Na ocasião, estavam presentes os vereadores Davi da Rádio (DEM) e Lucas Sia (PSD), que foram responsáveis por entrarem em contato com os líderes do programa e convidá-los a trazerem o Alimentacão para Artur Nogueira. “Desde o início dos nossos mandatos, eu e o Lucas estamos trabalhando pela causa animal. Tivemos algumas negativas do Executivo devido a condições financeiras em relação a criação de um centro de proteção animal e a regulamentação de lei nesse sentido. Com isso, decidimos procurar outros meios, foi então que pesquisamos e encontramos esse trabalho desempenhado pelo Guilherme e o Carlão. Esse é apenas o primeiro passo”, relata o vereador demista.

Já o parlamentar do Partido Social Democrático, que também apoia essa causa, reflete que esta ação deve crescer e ser divulgada, como forma de agregar cada vez mais interessados na luta pelos direitos dos animais. “Queremos mostrar que, quanto mais pessoas ajudarem e se envolverem na causa animal, a situação será mais fácil de ser enfrentada. Temos aqui em Artur Nogueira a ONG Rede de Proteção Animal e Ambiental (RPPA), e sabemos dessa realidade. Estamos falando de animais, mas são vidas que estão em jogo,” pontua Sia.

Programa Alimentacão

Na prática, o programa Alimentacão consiste em distribuir alimentadouros e bebedouros em pontos estratégicos da cidade, disponibilizando sempre água e ração frescas aos animais de rua. A manutenção e reposição desses equipamentos deverão ser feitas por voluntários que desejarem se afiliar ao Inpama. O primeiro ponto de distribuição já foi instalado. Ele está situado em frente a loja Bike Mania, localizada na Avenida Fernando Arens, 396, Centro.

O alimentadouro e o bebedouro se tratam de dois tubos de PVC, identificados com adesivos da campanha e, que estarão disponíveis 24 horas por dia aos animais. Os comerciantes responsáveis pelo primeiro estabelecimento a aderir ao programa afirmam que este é apenas o primeiro passo dado em prol dessa causa. “Quando recebemos o convite de participar, não pensamos duas vezes. É algo que está começando, mas é algo muito positivo e que muitos vão abraçar, com certeza”, pontua Gislaine Faitarone.

Além disso, Neiton de Oliveira reforça a importância da iniciativa “Eu parabenizo a todos os envolvidos pela iniciativa e convoco os comerciantes e, demais cidadãos de bem, para que participem e disponibilizem mais pontos para a instalação desse programa”, aconselha o comerciante.

Veterinário Solidário

Outra ação, também desempenhada pelo Inpama, é o Veterinário Solidário. O lançamento desse projeto está agendado para o próximo dia 12 de novembro, domingo. Orientações sobre vacinação, castração e cuidados para o bem estar dos pets, são pontos a serem abordados durante os atendimentos. “Com essa ação, a gente consegue entender as reais necessidades com relação ao mundo animal da cidade e atender a população de baixa renda com orientação gratuita. O objetivo é atender, principalmente, pessoas que tem um animal mas não têm a condição financeira de levar esse animal a um veterinário, por exemplo”, reitera Tiosso.

Já Carlão, presidente do Inpama, ressalta o chamado a todos que queiram, de alguma forma, contribuir com o bem estar dos animais. “ONGs e demais pessoas do município serão também agregadas ao nosso trabalho e, assim, vamos caminhar juntos. Temos recebido muitas doações de rações em eventos que organizamos e toda essa arrecadação é revertida a às entidades desses municípios. Quanto mais conscientização tivermos, é sempre melhor”, afirma.

Quem desejar conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pelo Inpama e o programa Alimentacão, pode acessar as páginas pela internet e redes sociais. O programa Circuito Animal Pet também pode ser conferido pelo Youtube e, pelo programa de TV, que vai ao ar todo sábado, a partir das 12h30, no SBT.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.