20/03/2024

Vereadores pedem esclarecimentos sobre falta de água em Artur Nogueira

Presidente da Casa de Leis solicitou que a presidente do Saean explique o que está acontecendo

Da redação

Durante a última sessão da Câmara de Artur Nogueira, o presidente da Casa de Leis, vereador Adalberto Di Lábio (PSD), solicitou que o Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean) explicasse ao legislativo o motivo da falta d’água em diferentes bairros da cidade.

O tema surgiu durante o período de pronunciamentos. O vereador Cicinho (PSB) relatou ter sido abordado por moradores que mencionaram o problema: “Têm três dias que não tem água, têm crianças, estão sem tomar banho, o banheiro está daquele jeito. Liguei para a Gabi [Gabriela Montoya- superintendente do Saean], até agora [nada], mas quem sabe até o fim do ano ela vai responder a ligação”, ironizou o parlamentar.

O vereador Henrique Teles (PSDB) colocou o Legislativo à disposição para ajudar, mas cobrou um posicionamento do Saean: “Se precisar da ajuda nossa para resolver, a gente está aqui, só que se não vem da autarquia um retorno para  gente tentar ajudar, fica difícil, porque os moradores cobram a gente e eles estão no seu direito”, afirmou Teles.

Em seguida, o presidente da Câmara chamou a atenção da direção do Saean: “Fica aqui o pedido da Câmara Municipal para que a Gabriela Montoya , superintendente do Saean dê um esclarecimento para a Câmara sobre o que está acontecendo, porque a Câmara Municipal trabalha para o bem da sociedade e precisamos saber o que está acontecendo para que tenhamos uma resposta segura. Gabriela Montoya, por gentileza, passe as informações do que foi que aconteceu, para que possamos dar uma reposta aos munícipes”, exigiu Adalberto.

O Líder de Governo, Melinho (União Brasil) sugeriu que, além de responder aos vereadores, a superintendente do Saean deveria também prestar esclarecimentos aos veículos de imprensa sobre a situação.

Saean esclarece falta de água e pede colaboração da população para uso consciente

O Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean) informa que a falta de água registrada na última semana foi ocasionada por uma série de fatores que já estão sendo solucionados, e pede a colaboração da população para o uso consciente.

A autarquia ressalta que o aumento do consumo de água devido ao calor intenso contribuiu para a sobrecarga do sistema de abastecimento. Além disso, houve falhas na rede e queima de equipamentos, como bombas de captação, que demandaram reparos urgentes.

“A resolução de alguns problemas elétricos dependia do apoio de empresas terceirizadas, o que impactou no tempo de resposta”, pontua a autarquia.

O Saean reconhece os transtornos causados pela falta de água e reforça o compromisso com o bem-estar da população. A autarquia realiza investimentos constantes na modernização e ampliação do sistema de abastecimento, com o objetivo de garantir a qualidade e a regularidade do serviço.

A POPULAÇÃO PODE AJUDAR

Toda a população deve colaborar com o uso consciente, principalmente os moradores que não foram afetados com o desabastecimento; afinal, os bairros mais altos e distantes dos reservatórios são os mais prejudicados.

PEQUENAS ATITUDES

O Saean ressalta que pequenas atitudes podem colaborar com preservação dos recursos hídricos. Confira abaixo algumas dicas para usar a água com responsabilidade:

– Não deixe a torneira aberta enquanto lava a louça ou a roupa;
– Evite banhos longos e procure se ensaboar com o chuveiro desligado;
– Feche a torneira ao escovar os dentes;
– Opte por vassoura e balde para lavar o quintal;
– Use o regador para molhar as plantas nos horários de menos incidência de sol;
– Coloque o máximo de roupas na máquina a cada lavagem;
– Regule as válvulas de descarga;
– Fique de olho em vazamentos e torneiras pingando.
– Acompanhe as nossas redes sociais e compartilhe essas dicas.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Nogueirense sem prévia autorização por escrito do Portal Nogueirense, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.