10/08/2021

Vereadores pedem distribuição de absorventes em espaços públicos de Artur Nogueira

Parlamentares afirmam que a medida vai ajudar mulheres em situação de vulnerabilidade

Foto: PIXABAY – 12.07.2021

Da redação

Os vereadores Beto Baiano- líder de Governo (Republicanos) e o presidente da Câmara, Zé Pedro Paes (PSD) pediram que a  Prefeitura de Artur Nogueira veja a possibilidade de ofertar em espaços públicos absorventes femininos ou coletores menstruais as mulheres nogueirense. A solicitação foi feita através de uma indicação apresentada na sessão da Câmara desta segunda-feira (09).

Para os parlamentares, a distribuição vai ajudar mulheres que não tem condições que adquirem esses itens no período menstrual. “A solicitação visa auxiliar mulheres em situação de maior vulnerabilidade social no município, pois esses são itens que pesam no orçamento das famílias mais carentes, mas que são essenciais para a saúde”, argumentou os edis.

No documento, eles não listam quais são esses espaços públicos que os absorventes estariam a disposição da população. A solicitação foi encaminhada para o executivo muncipal.

Distribuição nas escolas estaduais

O Governo de São Paulo lançou em 15 de junho, o programa Dignidade Íntima, que vai investir mais de R$ 30 milhões na distribuição de produtos de higiene menstrual a alunas de escolas da rede estadual. A verba será aplicada pela Secretaria da Educação por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola e vai beneficiar, principalmente, estudantes em situação de vulnerabilidade econômica e social.

A ONU (Organização das Nações Unidas) estima que uma entre dez meninas no mundo sofre com o impacto da pobreza menstrual na vida escolar. No Brasil, estima-se que a média seja de uma a cada quatro meninas. Em 2014, a ONU reconheceu o direito à higiene menstrual como uma questão de direito humano e à saúde pública.

“As alunas perdem até 45 dias de aula por causa do período menstrual. É um tema que precisa ser tratado com todo o cuidado para que essas alunas não sejam expostas”, destacou o Secretário de Estado da Educação Rossieli Soares.

Doação de absorventes em Artur Nogueira

No dia 21 de junho, as moradoras de Artur Nogueira Bruna Ferrari e Sarah Fernandes Mascarenhas de Souza entregaram 50 pacotes de absorventes para a primeira dama Simone Sia Rissato e o secretário de Assistência Social Amarildo Boer. As doações serão destinadas às mulheres em situação de vulnerabilidade social do município.

Moradores interessados em realizar doações de itens de higiene pessoal feminina podem entrar em contato com a Coordenadoria de Apoio e Direitos da Mulher através do telefone 3827-9700 (ramal 9378).

.………….…………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.