16/09/2021

Vereador solicita informações sobre os concursos públicos da Prefeitura e do Saean

Adalberto questiona se as provas vão ocorrer ainda ou se o valor das inscrições será devolvido aos participantes

Da redação

O vereador Adalberto Di Lábio (PSD) apresentou um requerimento na sessão da Câmara de Artur Nogueira, em que solicita informações sobre o andamento do processo dos concursos públicos do Saean e da Prefeitura que deveriam ter ocorrido em 2020, mas que acabaram suspensos por causa da pandemia. O assunto tem gerado polêmica, já que os inscritos querem saber se haverão as provas ou se vão receber o dinheiro de volta. A Prefeitura já notificou a empresa realizadora do certame.

De acordo com reportagem publicada pelo Portal Nogueirense, em 04 de abril de 2020, a Prefeitura de Artur Nogueira lançou um edital para os concursos públicos 001 e 002 de 2020 para o preenchimento de mais de 120 vagas para a Prefeitura e para o Saean.

Em 16 de abril do mesmo ano, a Prefeitura anunciou a suspensão das provas do concurso público municipal. A medida foi em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19). Assim que a situação for normalizada, novas datas seriam divulgadas para a realização das  provas.

Passados mais de um ano, nenhuma nova data foi anunciada pelo Instituto de Cultura e Desenvolvimento Educacional, Promoção Social Humana e Ação Comunitária (Indepac), realizador dos concursos.

Diante dessa situação, o vereador Adalberto apresentou um requerimento em que pedia informações sobre a realização ou não das provas e se haverá a devolução do dinheiro. “Durante o nosso trabalho, é normal as pessoas nos indagarem, viu e o concurso, ele vai acontecer, vão devolver o nosso dinheiro”, iniciou ele.

De acordo com ele, a flexibilização feita pelo governo de São Paulo, que autorizou a volta das aulas nas escolas com capacidade total, faz com que as provas do concurso possam acontecer. “Eu já vejo a possibilidade de se fazer [as provas], mesmo que com turmas reduzidas ou dividir em um maior número de salas”, sugeriu o edil.

Ele lembrou que centenas de pessoas se inscreveram nos dois concursos. “É necessário que o governo municipal dê essa devolutiva aos inscritos. Vai fazer a prova, projeta a data e anuncia. Não vai fazer, é necessário devolver o dinheiro do cidadão”, afirmou.

No requerimento, Adalberto questiona se existe a possibilidade da realização das provas ainda este ano. Se sim, informar a previsão de datas. Se não, justificar.

Outro questionamento é diante da não realização das provas. Se isso acontecer, será devolvido o valor das inscrições e como isso será feito.

Vale lembrar que em 26 de janeiro, a Prefeitura informou que notificou a empresa realizadora do concurso, para que devolvesse aos moradores o dinheiro referente a taxa de inscrição de um concurso público.

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