06/02/2017

Vereador quer reativar Conselho de Segurança de Artur Nogueira

Órgão foi desativado no fim do ano passado

Da redação

O vereador Rodrigo de Faveri (PTB) quer reativar o Conselho Comunitário de Segurança de Artur Nogueira (Conseg). O órgão, que funciona como um meio de a população atuar junto às polícias e à Guarda Civil do município em busca de melhorias na segurança coletiva, teve suas atividades encerradas em setembro de 2016.

Em entrevista ao Portal Nogueirense, Faveri comentou que uma de suas promessas de campanha foi justamente trabalhar pela segurança pública da cidade e que, por isso, pretende reativar o Conseg. Para tanto, porém, precisa que a população se interesse e se una para montar uma nova diretoria para o órgão.

IMG_9931-1486403382

“Nosso objetivo é envolver a sociedade para que ela participe trazendo os problemas dos seus bairros, para que nós possamos, como munícipes, ajudar as forças de segurança da nossa cidade”, aponta o parlamentar. Segundo ele, outro projeto, paralelo a esse, é incentivar a campanha da vizinhança solidária, a qual tem o intuito de resgatar a percepção de segurança entre vizinhos. A campanha prevê ainda a aproximação dos moradores, afastando a indiferença para com o próximo.

De acordo com Denisar Franco, que presidiu o Conseg até o seu fechamento, há quatro meses, o Conselho é um canal privilegiado de participação cidadã. “A finalidade é assegurar um fluxo de informações relevantes à Polícia Estadual e auxiliar outros órgãos públicos e privados no encaminhamento e resolução das demandas legítimas da comunidade, com foco na promoção da segurança coletiva e da paz social”, explica.

Ele conta ainda que o órgão foi encerrado em 2016 porque muitos dos membros da diretoria iriam concorrer nas eleições municipais. Como o regulamento prevê que os membros do Conselho devem se desligar antes de ingressar em campanhas políticas, a diretoria não pôde ser recomposta por falta de pessoal. Por isso, optou-se por desativar o órgão temporariamente.

conseg

Denisar Franco (centro) preside reunião do Conseg na Câmara Municipal em 2016

Dessa forma, Franco apela aos nogueirenses que se envolvam com o Conseg e participem das atividades do órgão, que visam melhorar a qualidade de vida dos moradores da cidade. “O Conseg é um meio de cobrança junto aos órgãos de segurança mas, se ninguém comparece ou participa, fica difícil representar ou pleitear algo”, enfatiza.

Além de Rodrigo de Faveri (PTB), o secretário de segurança do município Júlio Barros e o Comandante da Polícia Civil Alexandre Hoio também estão envolvidos e interessados com o retorno do Conseg.

Como participar

De acordo com o site oficial dos Consegs, o cidadão que deseja ingressar no Conselho Comunitário de Segurança e participar como eleitor deve cumprir alguns pré-requisitos, como ter conhecimento da voluntariedade, ser residente, estudante ou trabalhador na área de atuação do Conseg, não registrar antecedentes criminais, possuir título de eleitor e, por último, ter participado de pelo menos três reuniões ordinárias do Conselho.

Feito isto, o interessado poderá preencher a ficha cadastral, que será submetida à apreciação dos Membros Natos da Polícia Militar e da Polícia Civil e ao Presidente do Conseg. Caso aprovado, o candidato será imediatamente considerado um Membro Efetivo, o que lhe garantirá o direito de voto.

Já para concorrer à diretoria do Conseg é necessário ter participado de pelo menos 12 reuniões do órgão nos últimos 12 meses. Além disso, a candidatura deve ser feita com chapa completa, ou seja, deve ser composta de Presidente, Vice-Presidente, 1º Secretário, 2º Secretário e Diretor Social e de Assuntos Comunitários, para que assim possa efetivar o direito de concorrer às eleições.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.