08/04/2020

Vereador de Artur Nogueira indica ao Executivo criação de hospital de campanha

Além da indicação, Davi Fernandes (DEM) também questionou Executivo sobre atual estrutura da Saúde no município

Da redação

O vereador de Artur Nogueira, Davi Fernandes (DEM), efetuou nesta quarta-feira (8) o envio de um requerimento e de uma indicação à Prefeitura do município. O conteúdo do requerimento diz respeito ao questionamento sobre a atual estrutura do âmbito da saúde na cidade e quais as medidas estão sendo tomadas para conter uma possível pandemia do novo coronavírus (Covid-19) em Artur Nogueira. O parlamentar também emitiu a indicação de estratégias de como ajudar a conter uma pandemia do vírus no município, como por exemplo, a criação de um hospital de campanha.

Em relação ao requerimento emitido ao Executivo, o parlamentar “solicita informações sobre a situação atual de leitos e capacidade da Secretaria Municipal de Saúde para atendimento a casos do coronavírus – covid19”.  Entre os questionamentos estão se o município tem UTIs disponíveis para o tratamento de cidadãos em estado graves do coronavírus, quantos aparelhos respiradores Artur Nogueira dispõe, qual a capacidade do sistema de saúde em caso de pandemia municipal, quais providências a Prefeitura tem tomado caso ocorra novos casos de infectados e que necessitem de atendimento de urgência, e também, se o município recebeu alguma verba emergencial do Governo Estadual ou Federal com a finalidade de combate e prevenção ao Covid-19.

Já em relação à indicação, o vereador Davi Fernandes indicou que o município crie leitos de hospital de campanha para o atendimento a pessoas com suspeita do coronavirus. “Essa seria uma alternativa para separar possíveis suspeitos [de infecção] de outros tipos de patologias. Atualmente, todos são atendidos em UBSs, no Hospital Bom Samaritano e em unidades com qualquer tipo de necessidade, colocando em risco outros pacientes e profissionais de saúde também”, destacou.

Preocupado com um possível aumento de casos durante a pandemia que o país vem enfrentando, o vereador justifica que por se tratar de uma situação emergencial, a situação atual pode por em risco a saúde da população e dos profissionais da saúde. “A criação de um hospital de campanha é uma solução rápida e eficaz, que muitas cidades estão utilizando para que o número de leitos seja aumentado, podendo a municipalidade cuidar de um número maior de pacientes, de forma segura. Por se tratar de uma situação emergencial, que põe em risco tanto a nossa população como nossos profissionais da saúde, solicito urgência no atendimento desta Indicação”, justificou.

Os documentos foram emitidos ao Poder Executivo na tarde desta quarta-feira (8) e vão aguardar o pronunciamento do prefeito Ivan Vicensotti como resposta ao parlamentar.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.