07/08/2019

Vereador de Artur Nogueira faz moção de apoio à Operação Lava Jato

Documento foi apresentado à Câmara de Vereadores do município e será emitido à Sérgio Moro

Da redação

O vereador Rodrigo de Faveri (PTB), atuante em Artur Nogueira, efetuou uma Moção de Apoio à Operação Lava Jato e ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. O documento foi protocolado junto à Câmara Municipal no dia 18 de julho, foi aprovado por unanimidade nesta última segunda-feira (5) pelos demais parlamentares da Casa de Leis e será emitido ao atual ministro da Justiça.

Nas considerações do parlamentar expressadas no documento, ele pontua que o Brasil contemporâneo se divide em dois períodos, o antes e o depois da Operação Lava Jato. Para Faveri, a Lava Jato, deflagrada em 2014 no país com o caso do Petrolão, findou com a ideia popular de que pessoas de alto poder aquisitivo e de influência não poderiam ser presos e condenados pela justiça.

Desde o início da Operação Lava Jato, centenas de ex-governadores, deputados, agentes políticos, empreiteiros, empresários e o ex-presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, foram condenados. “As decisões firmes, legais e justas do então juiz Sérgio Moro foram fundamentais para que a Operação Lava Jato obtivesse êxito na caça aos corruptos e criminosos que saquearam o erário público, em contratos superfaturados da Petrobras, principalmente”, relata Faveri na moção de apoio.

No documento, Faveri também exalta o trabalho de Moro e a indicação de Jair Bolsonaro (PSL) para a escolha do ministro da Justiça para o cargo. “Sua (de Sérgio Moro) atuação séria e obstinada foi reconhecida pelo presidente eleito, Jair Messias Bolsonaro e o ex-juiz foi nomeado ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, cargo nunca antes ocupado por alguém tão capacitado, o que nos traz confiança na melhoria da difícil situação da segurança pública no Brasil, tão desprezada pelos governos anteriores”, ressalta.

A efetivação da Moção de Apoio à Sérgio Moro por Rodrigo de Faveri, promovida junto à Câmara de Vereadores de Artur Nogueira, ocorre com base no Artigo 212, § 1º, Inciso III, do Regimento Interno do Legislativo municipal. O documento, já votado e aprovado pela Casa de Leis, deverá ser enviado à Moro como demostração de reconhecimento e apoio de Faveri e da Câmara de Vereadores de Artur Nogueira à respeito do trabalho desempenhado pelo atual ministro da Justiça do Brasil.

Lava Jato

A Operação Lava Jato é um conjunto de investigações em andamento pela Polícia Federal do Brasil, que cumpriu mais de mil mandados de busca e apreensão, prisão  temporária, prisão preventiva e condução coercitiva, visando apurar um esquema de lavagem de dinheiro que movimentou bilhões de reais em propina. A Lava Jato teve início em 17 de março de 2014 e conta com 61 fases operacionais autorizadas, entre outros, pelo então juiz Sérgio Moro e atual ministro da Justiça e Segurança Pública.

A  operação investiga crimes de corrupção ativa e passiva, gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro, organização criminosa, obstrução da justiça ,  operação fraudulenta de câmbio e  recebimento de vantagem indevida. De acordo com investigações e delações premiadas recebidas pela força-tarefa da Operação Lava Jato, estão envolvidos membros administrativos da empresa estatal petrolífera Petrobras, políticos dos maiores partidos do Brasil, incluindo presidentes da República, presidentes da Câmara  de Deputados, do Senado Federal e governadores de estados, além de empresários de grandes empresas brasileiras.

A Polícia Federal considera a Operação Lava Jato como a maior investigação de corrupção da história do país.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.