21/02/2018

Vereador anuncia que investigará perfis fakes em Artur Nogueira

Rodrigo de Faveri (PTB) afirmou que entrará em contato com a Polícia Civil e outros órgãos públicos para realizar apuração

Da redação

O vereador Rodrigo de Faveri (PTB) anunciou que buscará a Polícia Civil para investigar a ação de perfis fakes nas redes sociais em Artur Nogueira. A decisão foi feita na tarde desta quarta-feira (21) durante coletiva de imprensa convocada pelo parlamentar.

Durante o encontro, realizado na Sala de Reuniões da Câmara Municipal, o político afirmou que também acionará o Ministério Público (MP) e o Sindicato de Jornalistas, se for necessário.

Faveri (PTB) afirmou que sua decisão é baseada nos artigos 5º e 220º da Constituição Federal, que discorrem sobre as liberdades individuais e de imprensa, respectivamente. “Como representante da população nogueirense, não posso aceitar que sofram cerceamento na parte da imprensa ou de cada indivíduo”, declarou.

O vereador citou alguns casos recentes de ameaças a jornalistas nogueirenses para justificar sua iniciativa. “Não só alguns cidadãos, mas também alguns jornalistas têm recebido ameaças, cerceando a liberdade de trabalho de alguns deles”, afirmou. “Eu não posso ficar calado diante dessas coisas que estão acontecendo, sendo que tenho esse compromisso com a verdade”.

Ele citou a questão das fake news – notícias falsas ou boatos fabricados com interesses financeiros ou políticos e veiculados na imprensa ou nas mídias sociais – como uma grande preocupação em todo o mundo, e, em particular no Brasil, por 2018 se tratar de ano de eleições. “As fake news podem manipular o resultado de uma eleição”, pontuou.

“A distorção da informação pode deturpar o futuro da minha cidade”, ressaltou o parlamentar. Ele também destacou que a Constituição Federal permite a livre manifestação do pensamento de todo cidadão, mas proíbe o anonimato.

Floriano Peixoto

Respondendo perguntas da imprensa, o parlamentar negou que fosse o mantenedor do perfil fake conhecido como “Floriano Peixoto” e que desconhece quem seja o responsável pelo mesmo. Ao ser confrontado com a informação de que o mantenedor do perfil fosse Paulo Gabriel, presidente do Conseg de Artur Nogueira, o legislador negou ter conhecimento da informação.

Ele garantiu que não possui nenhum perfil fake e que muitos já desconfiaram que ele seria o responsável pelo “Floriano Peixoto”. Faveri (PTB) também disse que não possui nenhuma ligação com Paulo Gabriel além da relação com o Conseg, que ele ajudou instituir novamente na cidade.

O vereador reforçou a informação dita na segunda-feira (19), durante sessão da Câmara Municipal, de que conheceria a identidade do “maior criador de perfis fakes de Artur Nogueira”, porém não se dispôs a revelar quem é ou como chegou a esse conhecimento. Além disso, o petebista não quis mostrar provas ou dizer se possui provas sobre a identidade do indivíduo.

Segundo Faveri (PTB), ainda não há prazo definido para o início da investigação. Isso, de acordo com ele, ficará a critério dos órgãos responsáveis.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.