31/12/2021

Veja como proteger cães e gatos durante os fogos de final de ano

Barulhos provocados por estes utensílios geram medo, ansiedade e alteram o comportamento dos animais

Da redação

Com a chegada das festas de final de ano e consequentemente o aumento do uso de fogos de artifícios com estampido, vem também a preocupação com o sofrimento que esses fogos causam em animais como cães e gatos.

Comuns nesta época do ano, os barulhos provocados por estes utensílios geram medo, ansiedade e alteram o comportamento, não só de cães e gatos, mas de diversos outros animais que estão em locais próximos às queimas de fogos.

Para ajudar falar desse assunto, o Portal Nogueirense conversou o Médico Veterinário Alexandre Pissarra Scatena que dá dicas de como proteger os animais e de alguma maneira, amenizar o sofrimentos deles.

De acordo com o veterinário, os animais sofrem nessa época por serem mais sensíveis. “Nossos pets sofrem em datas comemorativas com as queimas de fogos pois acontece que cães e gatos possuem a audição mais aguçada que a dos humanos e, consequentemente, são mais sensíveis ao barulho”, explicou ele.

Confira das dicas dadas por ele para amenizar o sofrimento:

-Fique com seu Pet neste dia, de preferência em um local fechado para diminuir os ruídos externos;

-Permita que o pet se esconda em um lugar que se sentir bem sempre tomando cuidado para que não se machuque.

-Fique normal durante esse momento pois o pet fica mais agitado quando ficamos nervosos.

-Podemos também ligar a TV ou o rádio, barulhos familiares ajudam o animal a se acalmar.

Evite ficar com o pet no colo, isso o deixa mais inseguro e com medo.

-Caso precise sair deixe as portas e janelas fechadas para abafar os ruídos externos. Podendo também deixar a TV e rádio ligados.

-Retire objetos que possam machucar o pet e principal não o prenda com coleiras ou guias;

-Procure um  médico veterinário para indicar uma medicação para controlar a ansiedade, ajuda muito nossos pets mais sensíveis a esse momento!

Outra medida importante para este período é a identificação dos cães e gatos com os nomes do animal e do responsável, além de um meio de contato que possa facilitar a localização em caso de fuga. As informações podem ser escritas, por exemplo, na coleira ou numa plaquinha de identificação.

…………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.