26/11/2017

Vandalismo na Lagoa dos Pássaros gera reclamações em Artur Nogueira

Brinquedos avariados, banheiros sujos e falta de segurança estão entre as principais reclamações

Alysson Huf

A Lagoa dos Pássaros é um dos pontos mais belos e mais conhecidos de Artur Nogueira, servindo como um cartão-postal da cidade. Durante o dia, dezenas de famílias frequentam o local para ter momentos de lazer e de atividade física. A situações, porém, muda de figura depois que o sol se põe – e isso tem gerado preocupação e reclamações entre os moradores da cidade.

Um dos aspectos que mais incomodam no local é a falta de segurança durante a noite. Segundo alguns nogueirenses, o local fica perigoso quando escurece. Além do risco de assalto, o espaço se torna alvo fácil de atos de depredação ao patrimônio público. “À noite tem muito vandalismo por aqui. Talvez pudesse ter câmeras aqui ou algum jeito de fiscalizar melhor essa parte no período noturno”, sugere o nogueirense Benedito Guímaro.

Ao lado dele, o comerciante Osvaldo Santos lamenta o vandalismo praticado no local. ““O povo não tem educação. Eles não sabem usar órgão público. Não sabem usar o banheiro, sujam tudo, fazem as coisas fora do vaso, quebram tudo”, reclama. Guímaro também se entristece com o descuido do banheiro, mas faz uma ressalva. “O povo realmente não tem educação, mas esse banheiro é precário. Isso é coisa do século 18”, aponta.

Outro alvo dos vândalos é o bebedouro, instalado recentemente na Lagos dos Pássaros. Santos conta que, um dia, chegou no espaço e viu o aparelho estourado, com água vazando até a lagoa. Ele mesmo ajudou a reparar o dano. Mas não é só isso. “Outro dia tinha cara lavando um cachorro no bebedouro!”, exclama indignado.

Guímaro, por sua vez, destaca que o ponto turístico poderia ser melhor cuidado pela prefeitura. “A manutenção tem que ser feita com mais frequência. Os brinquedos estão quebrados, os balanços estão quebrados”, comenta.

No playground de madeira que fica próximo ao banheiro da Lagoa dos Pássaros, realmente há vários brinquedos danificados. A equipe do Portal Nogueirense esteve no local e verificou que existem pregos expostos, balanços com defeito, gangorras sem o apoio para mãos e até um escorregador pela metade – um ambiente não muito seguro para o divertimento de crianças.

Lei Antivandalismo

Nesta semana, em uma página do Facebook, munícipes postaram fotos e reclamações sobre o local. Foram mostradas imagens de um banco de concreto quebrado por ação de vândalos e brinquedos avariados. Durante a sessão da Câmara Municipal da última segunda-feira (24), o vereador Davi da Rádio (DEM) mostrou as fotos para o público e fez um apelo ao Poder Executivo.

Ele relembrou que a Lei 3.313/2017, ou Lei Antivandalismo, foi aprovada pela Câmara Municipal no início do ano, e cobrou a execução das mesmo por parte da Prefeitura de Artur Nogueira. “Eu peço ao Executivo que faça uma fiscalização melhor para que essa lei seja aplicada”, solicitou em plenário.

Prefeitura

O Portal Nogueirense entrou em contato com a Prefeitura de Artur Nogueira para tratar do assunto. A Assessoria de Comunicação do Executivo respondeu com a seguinte nota:

“A prefeitura de Artur Nogueira lamenta muito os atos de vandalismo realizados em um dos locais cartão-postal da cidade. Salientamos que a Polícia Municipal faz rondas constantes no local. Sobre os brinquedos e bancos depredados, estamos procurando realizar os reparos o mais rápido possível. Pedimos ainda a compreensão e o apoio da população nogueirense, e que façam a denúncia dos possíveis vândalos, para que os mesmos sejam responsabilizados e devidamente penalizados.”

Leia também

Câmara de Artur Nogueira aumenta dias de pesca liberada na Lagoa dos Pássaros

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.