‘Vamos resolver já no 1º semestre’, diz Capitão Hoio sobre crise da água em Artur Nogueira, se eleito
Candidato rebateu justificativas de Lucas Sia de que demora em obra do Poquinha se deve à burocracia de autorizações ambientais e alegou ‘irresponsabilidade’
Da redação
Durante entrevista ao Portal On nesta terça-feira (20), o candidato a prefeito de Artur Nogueira pelo Partido Novo, Capitão Hoio, afirmou que, caso seja eleito, resolverá o problema de distribuição de água no município nos primeiros seis meses de governo.
Essa declaração foi repetida em diversas ocasiões durante a entrevista de mais de uma hora. Uma dessas ocasiões ocorreu nos primeiros vinte minutos do programa (16m58s), quando o candidato mencionou que implantará um distrito industrial autossustentável assim que, após o primeiro semestre, resolver os problemas de distribuição de água na cidade.
Hoio criticou a falta d’água na cidade e atribuiu o problema à ‘irresponsabilidade’. “Não fizeram o dever de casa”, disse. O candidato também mencionou um episódio em que foi denunciado à Polícia Militar por ‘invasão de local privado’ após entrar na represa Cotrins.
“Quando você fala que acabou a água da cidade, ninguém acredita. Porque é um absurdo. Engenheiro Coelho tem água, Cosmópolis tem água, Holambra tem água, Limeira tem água, Conchal tem água. Só em Artur Nogueira que não tem água. Por que? Por irresponsabilidade.”
Artur Nogueira enfrenta uma crise hídrica severa e está sob decreto oficial de situação de emergência desde o início deste mês, após publicação do governo de São Paulo no Diário Oficial, com validade de 180 dias.
O candidato afirmou que a questão da água na cidade foi “jogada para o quarto plano” e alegou que é “mentira” que o atraso na instalação de uma adutora para levar a água do córrego Boa Vista (Poquinha) para uma das Estações de Tratamento de Água (ETA) da cidade se deve à demora em obter autorizações ambientais.
“Não é um embargo ambiental da (obra da) água. O que aconteceu lá foi que mudaram o projeto inicial (…). O embargo que tem lá, na verdade, é uma ação contra a mudança de área rural para área urbana (…). Esse negócio de que tem um embargo ambiental é mentira.”
A refutação do candidato faz referência a uma justificativa do prefeito Lucas Sia, que afirmou que a demora se deve, entre outros fatores, à burocracia exigida por órgãos ambientais para obter autorizações para as obras.
Em entrevista concedida ao Portal On no último domingo (18), Lucas disse que a obra na represa Poquinha já deveria estar concluída. “Infelizmente, essa represa já deveria estar pronta. Não está porque precisamos de várias licenças — ambientais, da CETESB, entre outras. A oposição fez muitas denúncias em relação a essas licenças, o que atrasou ainda mais o processo. A barragem deveria ter sido concluída em 2022, mas agora estamos enfrentando atrasos por conta dessas manobras da oposição, que hoje promete resolver o problema, mas não o fará.”
No entanto, Hoio disse que guardaria o restante de suas considerações sobre a atuação da prefeitura ante a crise para o debate e se limitou a afirmar que ‘figuras da velha política só fazem as coisas visando votos ou benefício próprio’.
Confira a entrevista completa com o candidato aqui:
………………………………………………………….
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.