10/06/2020

Universitária de Artur Nogueira desenvolverá pesquisa nos Estados Unidos

Ana Beatriz Gomes Nunes, de 19 anos, está em seu quarto artigo científico e atualmente foi contemplada com uma bolsa junto à Universidade do Arizona

Da redação

Uma universitária, moradora de Artur Nogueira, está desenvolvendo uma pesquisa junto à Universidade do Arizona, nos Estados Unidos da América, com a finalidade de geração de energia elétrica derivada do biogás produzido por dejetos de animais. A técnica faz parte de estudos voltados à área de engenharia agronômica. Ana Beatriz Gomes Nunes, de 19 anos, está em seu quarto artigo acadêmico na área. A nova pesquisa ocorre após a estudante ser contemplada com uma bolsa da universidade americana.

Natural de Guaíra (SP), Ana Beatriz reside em Artur Nogueira desde 2011. Atualmente ela cursa o 3º ano de Engenharia Agronômica no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), Campus Engenheiro Coelho. Logo após concluir o ensino médio na Escola Estadual José Amaro Rodrigues, em Artur Nogueira, em 2017, ela ingressou no curso junto à faculdade, e hoje no 5º semestre da academia, a estudante já foi premiada como revelação, alcançando o mérito em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Ana Beatriz atua no ramo da engenharia agronômica desde 2017. Atualmente ela trabalha no ramo de pesquisa e desenvolvimento com a técnica de amostragem de sementes junto à empresa Agristar do Brasil, situada em Santo Antônio de Posse (SP).

Recentemente, a universitária alcançou uma bolsa de estudos em um grupo de pesquisa na Universidade do Arizona, em Tucson, nos Estados Unidos da América. O tema do artigo a ser concluído por Ana Beatriz está relacionado à geração de energia elétrica através do biogás proveniente de dejetos de animais. A utilização de lodo de esgoto e vinhaça para a criação de energia elétrica também são analisadas como propostas de recursos alternativos pela universitária.

“O artigo é para tentar uma futura publicação, que é o intuito principal. Estarei por dois meses na University of Arizona para desenvolvê-lo, tanto na parte laboratorial, como em pesquisa externa. Tentarei a publicação em alguma revista internacional”, explica ela.

Ana Beatriz que está em seu quarto artigo científico, conta como surgiu a ideia e o interesse de atuar no âmbito da referida pesquisa. “Conheci um professor, o Alexandre Mazzoneto, que foi meu orientador inicial. Ele me deu muita força e me ajudou muito. Ele entende muito bem da área, e então, me deu a ideia. Eu me sinto muito honrada, gosto e sempre gostei de artigos científicos, desde que entrei na faculdade. Me esforço muito em tudo o que faço”, acrescenta.

A universitária já desenvolveu outros artigos de revisão bibliográfica sobre lepidópteros e baculovírus, e também, tem se empenhado em outro artigo que tem como tema o emprego do pó de rocha MR-4 sobre a cultura de alface. Para este último trabalho citado, Ana Beatriz tem a orientação do professor Wander Murilo. “Ele é meu professor desde o primeiro ano da faculdade, acreditamos muito nesse trabalho. Por não ter tanto conhecimento dele no Brasil, e ser algo novo, estamos com grandes expectativas”, complementa.

Para a atual fase da pesquisa de Ana Beatriz sobre a geração de energia elétrica pelo biogás de dejetos de animais, a discente irá concluir o conteúdo e desenvolvimento do artigo e irá para o campus da Universidade do Arizona para pesquisar outros métodos a fim de conquistar o resultado que tanto espera, e também, a publicação da pesquisa.

O trabalho e empenho dessa moradora de Artur Nogueira, que se formou no ensino médio em uma escola pública, agora passa a conquistar espaço em território internacional para levar conhecimento ao mundo. Adalberto Di Lábio, um dos vereadores de Artur Nogueira, citou o trabalho de Ana Beatriz na última sessão ordinária da Câmara, realizada na segunda-feira (8). O parlamentar afirmou que deverá promover uma moção de aplausos à estudante como reconhecimento pela pesquisa que ela tem desenvolvido.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.