02/06/2022

UNASP recebe pianista da Florida University

Deloise Lima faz um recital juntamente com seu sobrinho e cantora lírica no campus Engenheiro Coelho

Informe publicitário

A pianista da Florida State University Tallahasse, Deloise Lima, se apresentou em um concerto no UNASP campus Engenheiro Coelho, na última quarta-feira (25). O recital, organizado pela Escola de Artes e pelo curso de Música, ocorreu no auditório do estúdio e teve a participação do trompetista Rodrigo Burgo e de Rose de Sousa, cantora e professora de canto erudito.

As peças escolhidas foram de um estilo erudito, clássico, e alternavam entre canto lírico e trompete – ambos acompanhados pelo piano. Mas na última música, os três instrumentistas apresentaram uma obra de Heitor Villa-Lobos. Rose mostra o que mais a fascina ao dominar a técnica do canto lírico. “Quando você consegue ter domínio da sua voz para ela não correr perigo. Ter a inteligência musical de fazer seu repertório sem prejudicar a voz”, explica Rose.

Conforme Jetro Meira, doutor e professor de música no campus, essa iniciativa é de grande importância para o curso, já que essa técnica não é comum para os alunos. O maestro, que esteve presente desde o início, diz que a apresentação ultrapassou suas expectativas. “Essa apresentação me trouxe muitas emoções e sentimentos. Minha cabeça, meu intelecto, tudo mexeu aqui dentro”, aborda ele.

Deloise nasceu em Curitiba, onde sua paixão pelo piano começou. Trabalhou cerca de 20 anos na Escola de Música Belas Artes como professora. Após esse período, fez seu mestrado na University of Notre Dame. Ao fazer o doutorado em Acompanhamento de Piano que ela teve seu primeiro contato com a Florida State University. Lá a pianista pegou sua titulação e voltou anos mais tarde. Agora como professora. Lima conta o segredo para tanta técnica no instrumento. “É necessário estudar todos os dias que eu como. Se você come, você estuda. Nem que seja 30 minutos a uma hora. A consistência faz um bom pianista”, revela.

O trompetista, Rodrigo Burgo, também teve sua carreira de estudo na Flórida University. Ele é sobrinho de Deloise, e conta sobre o tempo desde a última vez que essa parceria ocorreu e demonstra satisfação com o resultado final. “Fazia muito tempo que não me apresentava com a minha tia, e nem um solo à frente do público. Então gera aquela tensão, mas a tensão boa. Mas o resultado foi muito gostoso”, indaga o trompetista.

Apesar de ter tantos projetos e realização, a pianista revela um sonho que não se concretizou. Mas de acordo com ela, está próximo de acontecer. “Ainda tenho um sonho na carreira de gravar um dueto com meu marido. Ele é oboísta, também na Flórida University. E nós já estamos preparando esse projeto para lançar antes de eu e ele nos aposentarmos.” relata Deloise.

A Escola de Artes tem diversos alunos. Douglas Carvalho, diretor do conservatório musical, convida a comunidade para os próximos recitais que a instituição oferece. Até o final do semestre letivo serão realizados 11 programas, que contarão com convidados de fora e performances de estudantes.

 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.