Umidade relativa do ar despenca e Artur Nogueira entra em estado de atenção
Índice deve chegar aos 13% no domingo. Saiba como cuidar da saúde com o tempo seco
Da redação
A cidade de Artur Nogueira entrou em estado de atenção no inicio da tarde desta sexta-feira (16) com o índice de umidade relativa do ar despencando para 29%, podendo chegar a 22%. O índice é medido pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O ardume no nariz e a sequidão nos lábios estão entre as consequências da queda do índice de Umidade Relativa do Ar em Artur Nogueira. Nesta sexta-feira, o índice despencou e deve chegar no final da tarde (17h) aos 22%. A situação deve piorar no próximo domingo (18), quando a previsão é que o índice alcance o patamar de 13%, ou seja, estado de alerta.
Proteção
O Centro de Emergências Climáticas explica como funciona a escala psicrométrica que classifica a criticidade da umidade relativa do ar. Entre 21 e 30% é estado de atenção e necessário atenção para horários de exercícios físicos. “Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins. Ainda evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas. Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas e consumir água à vontade”, orienta.
Já entre 12 e 20% é estado de alerta, situação prevista para Artur Nogueira, no próximo domingo (18). “Observar as recomendações do estado de atenção; suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas; evitar aglomerações em ambientes fechados; usar soro fisiológico para olhos e narinas”, recomenda.
Abaixo de 12% é decretado estado de emergência. “Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta; determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas como aulas de educação física, coleta de lixo e entrega de correspondência; determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas, entre 10 e 16 horas; durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças e hospitais”, expressa as recomendações.
Sem chuva
O Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em seu boletim de previsão, afirma que a cidade de Artur Nogueira deve receber uma frente fria durante o final de semana. O céu parcialmente nublado e nublado com baixíssimas chances de chuva, na região. Essas condições persistirão durante o fim de semana, devido a passagem de uma frente fria.
A boa notícia deve ser o reestabelecimento da umidade relativa do ar, que estará em elevação, com mínimas em torno de 50% voltando a declinar na próxima semana. No domingo, a entrada de uma intensa massa de ar de origem polar provocará o declínio acentuado da temperatura a partir da tarde.
É esperado frio intenso entre a segunda (19) e a quarta-feira (21) com mínimas podendo atingir valores entre 4C e 5C e possíveis geadas nas áreas mais altas.
……………………………………..
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.