28/07/2020

Uma questão de sobrevivência: a importância do agricultor para a civilização humana

Hoje, 28 de julho, é celebrado o Dia do Agricultor, profissional responsável pelo cultivo do solo

Informe publicitário

Cansado de vagar sem destino, à deriva das intempéries do ambiente pré-histórico, o ser humano primitivo fez uma descoberta que revolucionaria seu modo de viver até os dias atuais. Juntamente com o domínio do fogo e o abandono da vida nômade, em 7.000 a.C., surgia a agricultura. A partir daquele momento, o homo sapiens entendia que muito além de satisfazer as necessidades básicas era possível usufruir da natureza para a construção de uma vida mais confortável.

Milhares de anos depois, é impossível deixar de perceber a importância da agricultura no desenvolvimento da humanidade. Esta prática segue sendo indispensável para a manutenção da vida na Terra. Por isso, hoje, 28 de julho, é celebrado o Dia do Agricultor, profissional responsável pelo cultivo do solo. A data, estabelecida em 1960, tem o surgimento ligado à criação do Ministério da Agricultura no Brasil, sob o governo de Juscelino Kubitschek.

Mas, você entende, de fato, qual a importância do trabalho do agricultor? Para responder a esta pergunta é necessário entender, em primeiro lugar, que a agricultura integra o setor primário da economia, ao lado do extrativismo. Em outras palavras, esta prática objetiva a produção alimentícia e de matérias primas utilizadas na fabricação dos mais diversos produtos. Como se não bastasse, também se destaca como grande fonte de produção energética, com destaque para os biocombustíveis.

Dito isso, é possível entender de forma mais clara a grande relevância do agricultor para o desenvolvimento social e econômico, uma vez que o trabalho deste profissional está alicerçado à base da civilização humana. Os agricultores são um símbolo de muito trabalho e dedicação, por esse motivo, devem ser admirados como fonte de inspiração, afinal, trabalham para que o mundo possa se alimentar.

Grupo Bom Retiro, que possui uma ampla área de cultivo em Artur Nogueira e região, estende sua gratidão a todos os agricultores que se dedicam diariamente para garantir o abastecimento agropecuário no Brasil. O Grupo, que sempre busca respeitar e valorizar o trabalhador rural, é uma empresa familiar composta de produtores de cana-de-açúcar e prestadores de serviços agrícolas.

A empresa é a fornecedora da Usina Açucareira Ester S.A. desde 1958, com uma área aproximada de cultivo de 4.500 hectares entre terras próprias e arrendamentos. O grupo atua nos municípios de Artur Nogueira, Cosmópolis, Limeira, Conchal, Mogi-Mirim e Engenheiro Coelho. A fazenda do Grupo Bom Retiro está localizada na Rodovia SP 107, km 40, em Artur Nogueira. O telefone para contato é (19) 9 9848-4784. Conheça mais sobre a empresa acessando o site e curtindo a página no Facebook.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.