05/01/2012

Um pedacinho da Mata Atlântica em Artur Nogueira

Além de onça parda, 22 espécies de mamíferos foram registradas no local

Hidaiana Rosa

Você sabia que existe um pedacinho da Mata Atlântica em nossa cidade? Na verdade, 40% dessa Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) está localizada em Artur Nogueira e 60% em Cosmópolis.

Conhecida como ‘matão’, a Arie é o maior fragmento florestal dos dois municípios a qual pertence, possui 1,73 km² de extensão e é um dos últimos refúgios de vida silvestre existente em toda a Região Metropolitana de Campinas (RMC). Uma onça parda e outras 22 espécies de mamíferos de médio e grande porte foram identificadas e registradas no local.

A administração da Arie é realizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. A Arie é propriedade da Usina Açucareira Ester.

“O matão exerce grande influência na qualidade de vida da população, uma vez que a presença de árvores auxilia no clima local, que fica mais ameno”, explica a analista ambiental Márcia Gonçalves Rodrigues.

Além de grande valor biológico, a reserva florestal reduz enchentes e deslizamentos de terra e estabiliza o solo.

Deposição ilegal de lixo, caça de animais silvestres e queimadas são algumas das dificuldades que o ‘matão’ enfrenta.

Não é possível que a população visite o local, mas quem quiser contribuir com a área basta conscientizar as crianças sobre a importância da proteção da fauna e da flora e denunciar possíveis ameaças e atos ilegais.

Confira as espécies de mamíferos localizadas no matão:

1. Gambá

2. Tatu-peba

3.Tatu-galinha

4. Tatu-mulita

5. Tatu-de-rabo-mole

6. Macaco-prego

7. Cachorro-do-mato

8. Lobo-guará

9. Jaguatirica

10. Gato do mato pequeno

11. Gato-maracajá

12. Onça-parda

13. Gato-mourisco

14. Mão-pelada

15. Furão-pequeno

16. Irara

17. Veado-mateiro

18. Veado-catingueiro

19. Serelepe

20. Capivara

21. Paca

22. Ouriço-caixeiro e

23.Tapiti (coelho do mato)

 Fotos: ICMBio


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.