02/07/2019

Uber começa a operar em Artur Nogueira e agrada moradores

Aplicativo começou a ser utilizado na RMC em 2016 e, desde então, usuários contam com nova opção de transporte

Da redação

A utilização do Uber, serviço de transporte por aplicativo, está em operação há nove anos em diversas cidades e capitais do mundo. O Brasil também aderiu a essa tendência, que tem se consolidado na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Em Artur Nogueira, pessoas que já utilizaram esse tipo de transporte no município, aprovam o serviço.

O Uber foi fundado em 2009 por Garrett Camp e Travis Kalanick, na cidade de São Francisco, com a proposta oferecer um serviço semelhante a um táxi de luxo. Os motoristas que prestam serviço pelo aplicativo não cobram o valor do transporte do passageiro, pois o pagamento é feito diretamente à empresa no ato da contratação do serviço pelo usuário.

A solicitação para o uso do serviço de transporte Uber costuma ocorrer via aplicativo de celulares. O passageiro precisa baixar o app pelo aparelho celular, desta forma, está apto para adquirir o serviço quando e onde precisar. Este substitui métodos tradicionais de transporte como, por exemplo, o táxi, em que o passageiro depende de ligações telefônicas ou da procura por unidades em pontos fixos pala cidade.

Além do serviço ser contratado via aplicativo, o Uber promete outros diferenciais, como a rapidez. Enquanto empresas de táxis tradicionais não possuem informações precisas e em tempo real da localização de seus motoristas, o uso de aplicativos, como o Uber, permite que o motorista tenha informações em tempo real sobre o percurso, solicitando automaticamente o veículo mais próximo, reduzindo assim, o tempo de espera do usuário.

O custo também tem sido outro diferencial do Uber. Enquanto os táxis convencionais dependem da administração de uma empresa com espaço físico, o serviço de transporte por aplicativo não necessita deste custo, desta forma, o preço do serviço também reflete em economia para o passageiro.

Artur Nogueira

Em Artur Nogueira, os moradores já estão fazendo o uso do serviço prestado pelo Uber. A atendente Ana Carolina Camargo, residente no município nogueirense, já utilizou o serviço de transporte por aplicativo e aprovou a qualidade e o custo oferecido. “Achei o serviço maravilhoso, facilitou muito para mim, que ainda não tenho CNH. Eu costumo ir trabalhar de bicicleta e quando estou com muita coisa para carregar, solicito o Uber. O preço é acessível e de boa comodidade e conforto”, relata.

Para se ter uma ideia, no trajeto que Ana precisou fazer com o uso do Uber com saída do Jardim Planalto, onde ela reside, até o trabalho dela, no Centro da cidade, foram cerca de 2 km de distância. Ela precisou desembolsar apenas R$6,35 ao motorista do Uber. “Perguntei uma vez para um taxista, em frente à Rodoviária Municipal, quanto ficaria a corrida com ele no mesmo trajeto, e ele disse que ficaria R$20”, afirma.

Após atos de protesto por parte de taxistas no país, em 28 de abril de 2015, a Justiça de São Paulo determinou a suspensão liminar do aplicativo do Uber no Brasil, porém, em 4 de maio de 2015 a liminar foi revogada. Em 30 de junho de 2015, a medida voltou a ser suspensa pela Câmara de São Paulo, até que em 10 de maio de 2016, o então prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), decretou a regulamentação do Uber na capital paulista.

Mariana Gonçalves, também moradora de Artur Nogueira que já fez o uso do aplicativo Uber na cidade, considera que o serviço tem apresentado uma nova opção de transporte no município e no país. “Esse serviço tem sido muito utilizado no país e, ainda bem que chegou a Artur Nogueira. No começo, o Uber gerou muita polêmica entre taxistas, mas o mercado está sempre em mudança, e esse serviço foi uma novidade, por isso, tem dado certo ao meu ver”, observa.

Foi em janeiro de 2016 que aplicativo o Uber começou a ser operado na RMC, sendo Campinas (SP) a primeira cidade do interior de São Paulo a receber esse serviço. Desde então, muitas pessoas têm utilizado esse tipo de transporte na região. Hoje o serviço do Uber pode ser utilizado nas 20 cidades da RMC.

Para baixar o aplicativo Uber e se tornar um usuário do serviço, basta acessar a página pela internet.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.