13/06/2019

Três bairros de Artur Nogueira receberão mutirão contra a dengue nesta sexta

Ação será realizada nos bairros Jardim do Lago, Jatobá e Itamaraty

Da redação

A prefeitura de Artur Nogueira vai realizar nesta sexta (14), a partir das 8h, um mutirão de combate à dengue nos bairros Jardim do Lago, Jatobá e Itamaraty. A ação, segundo a Vigilância em Saúde (VISA), envolverá as secretarias municipais de Educação, Segurança, Administração, Saúde e Limpeza e Urbanismo, além de diversas entidades parceiras.

O objetivo é conscientizar a população sobre os perigos da doença, que pode matar, e fazer com que todos ajudem no combate através de medidas simples como o descarte correto dos materiais que podem acumular água parada. O ponto de encontro será na VISA, localizada na Rua João Bombo, Itamaraty.

O mosquito Aedes Aegypti é o transmissor da Zika, Chikungunya e dengue.

Dengue

De acordo com o Ministério da Saúde, a dengue é uma doença febril aguda, que pode apresentar um amplo espectro clínico: enquanto a maioria dos pacientes se recupera após evolução clínica leve e autolimitada, uma pequena parte progride para doença grave. É a doença viral transmitida por mosquito que se espalha mais rapidamente no mundo, sendo a mais importante arbovirose que afeta o ser humano, constituindo-se em sério problema de saúde pública no mundo.

Ocorre e dissemina-se especialmente nos países tropicais e subtropicais, onde as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento e a proliferação do Aedes aegypti e Aedes albopictus. Nos últimos 50 anos, a incidência aumentou 30 vezes com aumento da expansão geográfica para novos países e na presente década, para pequenas cidades e áreas rurais. É estimado que 50 milhões de infecção por dengue ocorram anualmente e que aproximadamente 2,5 bilhões de pessoas vivem em países onde o dengue é endêmico.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.