24/07/2015

Tire dúvidas sobre cirurgias plásticas com o Dr. Nelson Letizio

Membro da Sociedade Internacional de Cirurgia Estética explica o que é mito e o que é verdade sobre o assunto.

Informe publicitário

Algumas pessoas sentem vontade de fazer uma cirurgia plástica na face mais têm receio de terem suas expressões alteradas e não “se reconhecerem”. Isto é um mito ou realidade?

Isso não é verdade. A cirurgia plástica retira excessos de pele e, com leves trações, reposiciona as estruturas. A busca é sempre uma aparência melhorada, mantendo as características pessoais, salvo em casos, em que, por genética ou por alterações ocorridas durante a vida, sejam necessárias abordagens específicas que justifiquem alterações para melhora de aspectos desgraciosos.

O que é e para que serve a atualmente tão falada bixectomia?

Bixectomia é a retirada total ou parcial da “bola” ou gordura de Bichat. É um procedimento bastante antigo, utilizado antes do advento da lipoescultura facial. Existem casos específicos em que a paciente apresenta a região geniana (bochecha) bastante projetada, proporcionando aspecto muito arredondado da face. Nesses casos, além da lipoescultura facial, pode-se utilizar a remoção total ou parcial dessa gordura de Bichat. Como toda cirurgia estética, devemos tomar cuidado com os modismos, que no futuro podem ser alterados, deixando a paciente, por vezes, com alterações de difícil solução. No caso de uma remoção desnecessária da “bola” de Bichat, quando a paciente atinge uma idade mais madura, poderá mostrar aparência envelhecida, devido ao afundamento do terço médio da face.

O que, além da cirurgia plástica, pode contribuir para um bom resultado em se tratando de face?

O uso do laser de CO2 no modo fracionado, melhora bastante a textura da pele, rugas pequenas e manchas solares, contribuindo para uma aparência bastante melhorada. A utilização de luz pulsada e laser de Nd Yag, também são excelentes no tratamento de manchas, pequenos vasos e para o estímulo do colágeno. O uso de radiofrequência também ajuda a melhorar o tônus da pele. As lipoesculturas faciais associadas ou não ao laser de CO2, melhoram os contornos, pequenas rugas e sulcos. O botox, usado isoladamente ou em associação com outros procedimentos, também melhora a aparência da face.

É possível ficar com a boca da Angelina Jolie?

Essa é uma procura também baseada em modismos. Na década de 1960, a famosa Brigite Bardot, foi a inspiradora de uma técnica cirúrgica denominada bardotinização dos lábios, que consistia na retirada do fragmento de pele ao redor dos lábios e eversão da mucosa mais para fora. Muitos resultados ficaram satisfatórios, porém existiram grandes sequelas, quando as pacientes não cicatrizavam bem. Embora essa técnica tenha sido praticamente abandonada, vemos ainda, atualmente, pacientes sendo submetidas a este procedimento.

Com o surgimento dos preenchedores, voltaram os desejos de lábios mais espessos. Antes de se iniciar qualquer tipo de preenchimento deve-se avaliar o material a ser utilizado e a necessidade de quem quer a sua utilização.  A harmonia da face e a leveza dos traços devem ser sempre estudadas caso a caso, para que não ocorram transformações inestéticas. Vale ressaltar que a utilização de materiais inadequados pode causar lesões irreversíveis.

Com relação à cirurgia plástica de nariz, quem escolhe o formato ideal para o mesmo, o cirurgião ou o paciente?

A palavra escolha talvez seja inadequada ou não muito própria para se tratar de uma cirurgia estética de nariz, devido a sua grande relevância no aspecto geral da face. Talvez a palavra estudo seja mais apropriada. Devemos ouvir sempre o desejo dos pacientes com profissionalismo e ética. Cabe ao cirurgião a orientação do ponto de vista técnico, que deverá sintonizar com o ponto de vista subjetivo do paciente, sempre que possível. As dimensões do nariz, assim como seus ângulos, fazem parte de um equilíbrio baseado num todo da face. Este equilíbrio, como dissemos, deve estar baseado no desejo, na técnica e nos aspectos raciais de cada tipo de paciente.

As crianças e os jovens com orelhas muito grandes podem sofrer algum tipo de bullying. Qual a idade ideal para fazer essa correção?

Há cerca de 10 ou 15 anos, essa cirurgia era indicada à partir de 6 ou 7 anos de idade, quando iniciava-se a idade escolar. As escolas maternais anteciparam esse convívio infantil e, juntamente com ele, a exposição também tornou-se mais precoce, ocorrendo as provocações, insultos e brincadeiras inadequadas entre os colegas. Esses fatos, estão fazendo com que se antecipem 1 ou 2 anos a indicação para o tratamento cirúrgico das orelhas em abano. São procedimentos rápidos e pouco invasivos, que trazem um benefício sócio-emocional muito grande.

O que é e pra que serve a lipoescultura facial?

R: A lipoescultura facial, como o próprio nome diz, é a realização do procedimento cirúrgico que visa a melhora do contorno da face, desde que não haja flacidez excessiva associada. Na maioria dos casos é feita em associação com as enxertias de gordura. São inúmeros os pontos da face que são beneficiados por esse tipo de abordagem, iniciando pela região frontal, que possui rugas horizontais e verticais que podem ser preenchidas com a gordura do próprio paciente. Depressões nas regiões temporais, falta de projeção das sobrancelhas e pálpebras superiores e inferiores muito profundas também melhoram com esse procedimento. Pode ser melhorado também o contorno labial e os sulcos peri orais (bigode chinês)

O que pode ser feito para melhorar a flacidez do pescoço?

A flacidez da região cervical pode ser ocasionada por genética, por perda excessiva de peso e pela idade. No procedimento cirúrgico são tratados a flacidez dos músculos, da pele e os excessos de gorduras (se houver).

A colocação de prótese mamária ou a redução das mamas pode impedir ou atrapalhar a amamentação?

Atualmente, as técnicas de colocação de próteses e mamoplastias, com redução ou não do conteúdo intra mamário, são de um modo geral, bastante conservadoras. Portanto, ela preservam a integridade das estruturas das glândulas mamárias, não interferindo no processo de amamentação, na grande maioria dos casos.

Há alguns anos percebemos que as mulheres estavam procurando próteses mamárias grandes. Esta tendência continua?

Como dissemos em resposta anterior, devemos evitar os modismos em cirurgias estéticas, pois as consequências futuras podem ser de difícil solução. Muitas atrizes, modelos e celebridades não estão mais sendo vistas destacando a exuberância de seus contornos, demonstrando que a naturalidade da beleza está sendo mais valorizada.

Essa é uma trajetória da nossa humanidade. Em pinturas antigas a beleza estava nos contornos mais cheios, porém, dentro de um equilíbrio captado pelo artista e transformado em obras primas. O que devemos evitar é a quebra dos parâmetros do bom senso, da sensualidade e da harmonia.

A lipoaspiração é indicada para pacientes que querem emagrecer?

A lipoaspiração sempre foi indicada para a retirada de gorduras localizadas. Fatores hereditários, genéticos, hormonais ou pós-gravidez podem contribuir para a alteração do contorno corporal. Idealizada pelo francês Illouz, em 1980, foi uma das maiores contribuições para a melhora estética do corpo. É possível retirar gorduras localizadas de determinados pontos e transferi-las para outros onde haja necessidade, isto é, a lipoescultura. As retiradas do tecido adiposo devem ficar restritas a 5% do peso corporal para que possamos trabalhar com segurança e obter resultados satisfatórios.

Quando está indicada a abdominoplastia e não a lipoaspiração?

Causadas por sequelas de gravidez, fatores genéticos, perda excessiva de peso, as estruturas da parede abdominal podem sofrer alterações que vão desde enfraquecimento do tônus muscular, afastamento da posição dos músculos, aumento excessivo da flacidez cutânea e mal posicionamento de todo esse conjunto. Essas alterações, quando associadas ou não, são as que indicam a necessidade de uma abdominoplastia.

O que é a cirurgia íntima feminina?

A maioria das mulheres entre 40 e 50 anos sofrem algum tipo de atrofia (estéticas ou funcionais) dos órgãos genitais, podendo interferir na vida sexual ou do cotidiano.

Apesar dessas alterações acontecerem, não é comum as mulheres procurarem correções através de cirurgias íntimas. Isto é uma realidade não muito interessante. Estudos mostram que 60% das mulheres não verbalizam essa queixa, o que é uma pena, pois existem procedimentos específicos para esse fim. Pode-se diminuir ou projetar o monte de vênus, diminuir os pequenos lábios, diminuir ou aumentar os grandes lábios e fazer tratamento com laser de CO2 para melhorar a textura da pele e mucosa.

Quando está indicada a inclusão de prótese de glúteo e quais os cuidados pós-operatórios?

A inclusão de prótese de glúteo, geralmente é indicada quando existe pouca projeção da região glútea. Como sempre relatado, deve prevalecer o bom senso em cada caso. A utilização de grandes dimensões de próteses, além do aspecto pouco natural, poderá ocasionar problemas futuros. A prótese é colocada dentro da espessura do músculo. No pós-operatório, como toda cirurgia, o paciente deve seguir rigorosamente todas as orientações médicas, como medicamentos e restrições de alguns movimentos e posições.

Dr. Nelson Letizio

CRM: 39.108

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Membro Fundador e Titular da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia

Membro da Sociedade Internacional de Cirurgia Estética

Membro da Comissão Científica ISAPS (International Society Aesthetic Plastic Surgery)

Membro da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica Estética(ASAPS)

Nelson Letizio


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.