14/02/2017

Subsistemas do Saean não possuem extintores de incêndio em Artur Nogueira

Aparelhos foram solicitados por agência reguladora; Serviço afirma que várias das solicitações já foram atendidas

Da redação

Subsistemas do Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean) não possuem extintores de incêndio. De acordo com documento da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Ares-PCJ), a presença dos aparelhos nas unidades é obrigatória. A agência solicitou ao serviço a instalação dos extintores até outubro do ano passado, mas o prazo está vencido. O Saean afirma que várias das solicitações já foram atendidas.

eeesgoto (2)-1486753376

Estação Elevatória de Esgoto do Conjunto Habitacional Nosso Sonho

Durante a reunião que anunciou o aumento das tarifas de água e esgoto de Artur Nogueira, no dia 25 de janeiro, a Ares-PCJ apresentou ao Conselho de Regulação e Controle Social do Saean o Parecer Consolidado, um documento que apresenta os resultados das análises jurídicas e legais que a agência efetuou para determinar os novos valores tarifários.

Nele, há uma série de Não Conformidades apontados pela Ares-PCJ, que são problemas identificados no sistema de água e esgoto de Artur Nogueira, acompanhadas de prazos para que sejam resolvidas. Entre elas, está a ausência de extintores de incêndio em 13 unidades do sistema.

São elas, Poço Blumenau, Poço Bom Jardim, Poço Jardim Leonor, Poço Planalto, Estação Elevatória dos Reservatórios Sacilotto, Estação Elevatória de Esgoto (EEEB) do Jardim Arrivabene IV, EEEB da Toyota, EEEB dos Ipês, EEEB do Minha Casa Minha Vida, EEEB do Residencial da Torre, EEEB da Rota das Flores, EEEB San Marino e Estação de Tratamento de Esgoto do Três Barras.

O documento prevê como data limite para a instalação dos aparelhos o dia 10 de outubro de 2016. Em todos os apontamentos de ausência de extintores, a data aparece com o status de ‘vencida’.

saean documentos (1)-1485887920

Saean

O Saean, por meio de assessoria, informa que já realizou a instalação dos extintores de incêndio em todos os poços da cidade, “restando apenas instalar nas Estações Elevatórias de Esgoto”. A previsão de conclusão dos trabalhos, segundo o serviço, é de 30 dias.

O Parecer Consolidado do Ares-PCJ apresenta ainda outros tipos de Não Conformidades com prazos vencidos. Entre elas, inexistência de para-raios em reservatórios elevados, ausência de medidores de nível, falta de identificação dos locais, áreas cercadas indevidamente etc.

saean documentos (2)-1485887926

Sobre essas demandas, o Saean explica que as placas de identificação de todos os reservatórios já foram instaladas. A empresa aguarda apenas a chegada das placas de identificação dos elevatórios de esgoto para fixa-las. Quanto aos para-raios, o serviço afirma que os projetos elétricos para a instalação dos objetos nos reservatórios elevados já estão em andamento.

…………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.