17/06/2020

Sua cadelinha corre o risco de gravidez psicológica? Saiba mais sobre o assunto!

Caso os sintomas sejam apresentados, é essencial procurar um veterinário para uma melhor orientação, é por isso que você pode contar com a Clinicão!

Informe publicitário

Designed for Freepik

Se você possui uma cadelinha, ela pode ter passado pela famosa “Gravidez psicológica”, mas se ainda não, é importante que você saiba o que é, quais são os sintomas e tratamentos. Afinal, com o devido conhecimento você enfrentará essa situação de forma mais tranquila e, pensando nisso, a Clinicão trouxe valiosas informações sobre o assunto! Confira:

Designed for Freepik

A gravidez psicológica canina é comum entre as fêmeas não castradas, o acontecimento também é conhecido como pseudociese, onde a cadela, mesmo sem ter contato com machos, começa a apresentar conduta maternal. Entretanto, trata-se de um distúrbio hormonal, ela pode agir como se o parto realmente tivesse ocorrido, adotando comportamentos de proteção e cuidado com a “cria”, adotando algum objeto ou brinquedo como se fosse seu filhote, podendo até produzir leite para a amamentação. A sua cadelinha pode apresentar alguns sintomas como:

  • Adoção de bichos de pelúcia, objetos e até outros animais como se fossem o seu filhote; montar o ninho na caminha e com o cobertor como se estivesse esperando a ninhada; carinho excessivo com o “filhote”.
  • Inquietação, irritabilidade, agressividade ou depressão.
  • Aumento e lambedura constante das mamas, dor nas mamas, produção de leite ou secreção embranquecida nas mamas, aumento abdominal, ganho de peso, secreção vaginal e falta de apetite.

Esses sintomas podem levar ao sofrimento da cadela, afinal, ela realmente acredita que é mãe e sofre com alterações hormonais, mas você pode evitar esse problema através da castração, que é a forma mais eficaz de prevenir a gravidez psicológica canina. Isso porque o processo cirúrgico evita a produção de hormônios ligados à gestação, já que remove os ovários e o útero. Caso os sintomas sejam apresentados, é essencial procurar um veterinário para uma melhor orientação, e é por isso que você nogueirense pode contar com a Clinicão! Uma clínica com profissionais qualificados para ajudar a sua cadela a passar por esse momento, e castra-la com segurança!

Acesse o Facebook ou o site da Clinicão e conheça mais sobre a clínica e as diversas especialidades que ela oferece. Você pode agendar seu horário pelo Telefone: (19) 3877-5054, e levar seu pet na Rua Duque de Caxias, n° 1.656, em Artur Nogueira/SP, ou se preferir solicite uma consulta domiciliar.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.