18/11/2012

SOLIDARIEDADE: Seja o Papai Noel de uma criança neste Natal

Cartas de crianças serão disponibilizadas para adoção no mês de dezembro

A 23ª edição da campanha “Papai Noel dos Correios” foi lançada oficialmente na última quarta-feira (14), pelo presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira, e o diretor regional de São Paulo, Wilson Abadio de Oliveira, em São Paulo. A campanha se refere a uma ação social em que cartas destinadas ao Papai Noel são adotadas por pessoas solidárias, que apadrinham os pedidos das correspondências.

A ação está vinculada a um dos objetivos do Milênio estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) – “Educação básica de qualidade para todos” – e também a preceitos de Responsabilidade Social Empresarial. Por meio da crença da criança no Papai Noel, pretende-se contribuir e estimular o desenvolvimento da habilidade de escrever cartas.

Como funciona

Crianças de até 10 anos de idade devem escrever e enviar até o dia 7 de dezembro uma cartinha ao Papai Noel com seu pedido de brinquedo. Essas cartas são lidas e triadas. Em seguida, são disponibilizadas para adoção nas agências dos Correios. Para adotar uma cartinha, os voluntários devem se dirigir à agência central dos Correios de sua cidade, ler as cartinhas e escolher aquela que mais lhe tocar. Não há limite de cartinhas para adoção, mas é importante frisar que, ao adotar a carta, o voluntário se compromete a atender ao pedido da criança. “Se eu fosse criança, iria gostar de receber presentes dessa forma. Essa campanha é muito nobre, porque têm crianças que nunca receberam presentes e a campanha beneficia aqueles que não têm condição de comprar e receber presentes de Natal. A população não perderia por se envolver na causa”, afirma a comerciante nogueirense, Juliana Caetano.

Entrega dos presentes

Os presentes relativos às cartas adotadas devem ser entregues pelos padrinhos até o dia 14 de dezembro no mesmo local onde a cartinha foi adotada para que posteriormente a entrega seja feita pelos Correios. Não é permitida a entrega direta do presente e, para assegurar a observância desse critério, o endereço da criança não é informado ao padrinho. Os presentes são enviados pelos Correios à medida em que são entregues pelos padrinhos. Não há uma operação especial para isso, os presentes são colocados no fluxo postal. “Eu sempre penso nas crianças, até porque tenho um irmão pequeno. Eu não tinha muita condição de ser presenteado, mas eu escrevia essas cartinhas e sempre recebia presentes. Agora, sempre que posso, ajudo essas crianças da mesma forma que me ajudaram”, afirma o garçom Cesar Augusto.

A campanha

A ação solidária “Papai Noel do Correios” é realizada há mais de 20 anos em todo o Brasil, com o objetivo de responder às cartas das crianças que escrevem ao Papai Noel e, quando possível, atender aos pedidos de presentes daquelas que estão em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com dados fornecidos pelos Correios, nos últimos três anos, em todo o país, foram recebidas quase 4,5 milhões de cartas destinadas a ação. Dessas, 2.041.014 atendiam aos critérios da campanha e 71% delas, 1.459.927 cartas, foram adotadas. No ano passado, no âmbito da Diretoria Regional São Paulo Interior, que abrange todo o interior paulista e o litoral norte do Estado, foram recebidas 61.903 cartinhas em 2011. Destas, 36.787 foram adotadas.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.