16/09/2021

SETEMBRO AMARELO: A importância de se falar abertamente sobre suicídio

Sem tabus, Espaço Psykhé quer te ajudar a lidar com essa situação

Informe publicitário

Você sabia que setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio? Muitas vezes o assunto é tratado como um tabu, mas é muito importante falar sobre o tema, uma vez que os dados ao redor do mundo mostram um fator preocupante. Não existe uma causa única, existem os 4’Ds da doença,  depressão, desesperança, desamparo e desespero. Pensamentos e sentimentos depressivos ocorrem por diversos motivos, dentre eles podem estar o desequilíbrio de neurotransmissores responsáveis pelo bem estar, e outras motivações, tais como: não saber lidar com perdas financeiras, relacionamentos, questões pessoais de estresse extremo, entre outros aspectos não gerenciados na vida.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio e, a cada 3 segundos, uma pessoa tenta tirar a própria vida no mundo. Se você suspeita que pode estar em risco, ou souber que uma pessoa próxima faz parte desse grupo é muito importante falar sobre o assunto abertamente. Existem 3 graus de risco, o leve, o moderado, grave ou extremo, separados inicialmente pelo desejo de se matar, planos de suicídio, preparação, ou até mesmo antigas tentativas de tirar a própria vida. Nesse caso, como é possível ajudar uma pessoa em risco de suicídio?

O mais importante é agir rapidamente, neste momento tão delicado, siga algumas dicas:
?
1. Não deixe a pessoa sozinha, é necessário ter certeza que ela está segura;?
?
2. Evite que a pessoa tenha acesso a meios para tentar suicídio;?
?
3. Converse livre de julgamentos;?
?
4. Acompanhe o tratamento com o paciente, esteja ciente de como ele está se sentindo.?
?
Essas são apenas algumas dicas fundamentais para ajudar o próximo, é claro que é necessário acompanhamento realizado por profissionais adequados. Mas a rede de apoio, entre amigos e familiares se torna fundamental na prevenção ao suicídio.

Por definição, uma rede de apoio é um grupo formado por pessoas que estão em uma mesma situação ou por já passado por ela, ajudam umas as outras a superarem situações similares. Essa rede de apoio se tornou tão importante que foi criado o CVV (Centro de Valorização da Vida) para que a pessoa que está passando por esse momento possa entrar em contato a qualquer hora do dia, durante todos os dias da semana, discando 188. Entretanto, é importante também que essa rede de apoio seja construída com as pessoas mais próximas, como amigos e familiares. Nesse momento é importante colocar-se em segurança, evitar o fácil acesso a meios de suicídio e ter apoio profissional, dando início também a um tratamento. Regularizar os hormônios através de atividades que estimulem o prazer, bem-estar e poder contar com uma rede de apoio sólida.

Espaço Psykhé é um ambiente terapêutico que se dispõe a compreender o indivíduo e promover seu autodesenvolvimento! A clínica especializada em saúde emocional, é referência em Artur Nogueira e toda região e conta com profissionais de várias áreas da psicologia, além de disponibilizar terapias integrativas e alternativas. Confie a sua saúde emocional a quem se preocupa com você!

Espaço Psykhé está localizado na Rua 24 de outubro, 1037 – Centro de Artur Nogueira/SP. O local atende de segunda a sexta-feira das 9h às 20h, e aos sábados das 9h às 12h. O telefone para contato é o (19) 98220-4829. Acompanhe a clínica também pelo Facebook.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.