11/03/2022

Seguindo deliberação do Estado, Artur Nogueira suspende campanhas anuais de vacinação antirrábica

Medida considera ausência de casos de raiva em humanos e pets pela variante; município realizará apenas estratégias de rotina como plantões de vacina

Foto: divulgação/Prefeitura de Artur Nogueira

Da redação

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio do departamento de Zoonoses, informa que, seguindo a deliberação CIB nº 169 de 15 de dezembro de 2021, suspenderá as campanhas de vacinação antirrábica em cães e gatos a partir deste ano de 2022. Sendo assim, o município realizará apenas estratégias de rotina como plantões de vacina em pontos itinerantes.

De acordo com o documento emitido pelo governo do Estado de São Paulo, a suspensão das campanhas considera a ausência de casos de raiva em humanos pela variante canina desde 1997 e a ausência de casos de raiva em cães e gatos pela mesma variante desde 1998.

Além disso, a deliberação para a suspensão das campanhas considera uma pesquisa conduzida pela Organização Pan-Americana da Saúde, em que as diversas regiões da América Latina foram classificadas em cinco áreas distintas no que se refere à epidemiologia da raiva. Na pesquisa, o estado de São Paulo foi inserido no grupo 1 – área livre de raiva pela variante canina, por mais de 10 anos.

“A Comissão Intergestores Bipartite do Estado de São Paulo – CIB/SP, em sua 318ª. reunião ordinária realizada em 09/12/2021 aprova a manutenção da vacinação antirrábica de cães e gatos em estratégia de rotina, vacinação de cães e gatos contactantes de morcegos e bloqueio de foco (quando for o caso) e a suspensão das campanhas anuais de vacinação a partir de 2022, no ESP”, diz trecho da deliberação.

ESTRATÉGIAS DE ROTINA 

Já o Ministério da Saúde orienta que a vacinação antirrábica deve ser realizada de acordo com o preconizado para cada região e, conforme o contexto epidemiológico da raiva na área local, deverá ser definido as ações de prevenção que serão estratégicas e prioritárias.

“Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quando existem elevados percentuais de cães vacinados (altas coberturas vacinais), durante uma série de anos, atinge-se o controle da raiva, como ocorreu no estado de São Paulo, ficando então a estratégia de campanha anual de vacinação antirrábica de cães e gatos classificada como uma atividade de emergência para áreas endêmicas ou epidêmicas”, justificou o Governo do Estado.

Sendo assim, a Prefeitura de Artur Nogueira destaca que realizará plantões de vacinação antirrábica em cães e gatos. Em breve, a Administração Municipal informará os locais itinerantes de vacinação, bem como horários e datas.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.