05/03/2022

Secretário de Segurança de Artur Nogueira fala sobre aumento dos furtos e roubos de veículos

Roberto Daher afirmou que medidas vem sendo tomadas para diminuir esse dados

Da redação

O secretário de Segurança Pública de Artur Nogueira Dr. Roberto Daher disse que as forças de segurança tem tomados medidas pera diminuir os casos de furto e roubos de veículos na cidade que tiveram um aumento assustador em janeiro de 2022 como mostrado com exclusividade pelo Portal Nogueirense.
Roberto Daher falou no programa Portal ON Entrevista e destacou que as forças de segurança vem trabalhando para diminuir os índices, destacou o trabalho conjunto da GCM com a Polícia Militar e pediu que a população faça sua parte.

O secretário começou falando que havia uma tendência de aumento nos casos de furtos/roubos de veículos e que uma reunião dos órgãos de segurança foi feita para tratar do assunto. “Em dezembro tínhamos um aumento considerável e que estávamos verificando para ver se era uma tendência ou um fato casual. Em janeiro confirmou-se como foi veiculado e que de fato era uma tendência e houve um aumento. Tivemos várias reuniões dos órgãos de segurança pública municipal e estadual, adotamos algumas providencias e em fevereiro já tivemos uma redução que não é ainda o que a gente quer, mas já é uma redução e pode ser que seja uma tendência [de queda]”, iniciou Daher.

O chefe da segurança de Artur Nogueira afirmou que essa tendência de aumento não é exclusividade da cidade berço da amizade. “É muito importante a gente falar que essa tendência [de alta] não é uma coisa de Artur Nogueira, tanto que a nossa reunião foi feita na sub-região de Americana (Americana, Santa Barbara D’ Oeste, Cosmópolis, Artur Nogueira e Engenheiro Coelho), nessas cidades tem principalmente roubos, o que nós não temos em Artur Nogueira, em fevereiro não tivemos nenhum caso de roubo”, frisou o secretário.

População deve ficar atenta
Para o secretário, é importante que a população também fique atenta e evite situações que possam facilitar esses tipos de crime. “Se você deixa a sua casa aberta, você se expõe mais a ação do criminoso, se você já tem uma casa com grade, cerca elétrica, você se expõe menos. Obviamente que você [população] não culpado, mas de algum forma você teve um elemento facilitador da prática desse delito. Então veja, diante de uma situação que estamos vivendo, amplamente divulgado, as vezes até de forma exagerada[…]. Diante dessa divulgação de que se está tendo na cidade furtos de motocicletas, deve se ter um cuidado maior por parte do proprietário. É obvio que a polícia não pode cuidar da casa de cada cidadão”, afirmou.

“A moto para ser furtada é questão de minuto. É uma situação difícil e a gente entende isso, mas evita, guarda dentro de casa porque está tendo furto de motocicleta”, completou. Em outro momento da entrevista, ele destacou as prisões feitas pela GCM e PM na cidade. “A polícia Militar tem feito um trabalho maravilhoso com rondas, barreiras na cidade. De manhã, com a GCM prendeu seis furtadores de uma empresa, hoje foram presos pela GCM duas pessoas que furtaram um estabelecimento comercial e tentando furtar um banco. Muitas pessoas presas em menos de 24 horas”, pontuou.

Crimes violentos não ocorrem há muito tempo

O secretário frisou há tempos não ocorrem crimes violentos em Artur Nogueira e que isso deve ser levado em conta. “A gente tem que pensar que estatística policial não é feita somente em cima de furto de veículos. O número de furtos aumentou, sim, mas roubos a gente não tem há muito tempo, estupro a gente não tem há muito tempo, homicídio não temos há muito tempo que são índices que devem ser levados em consideração até porque são crimes violentos”, analisou.

Pena branda e como combater os furtos

Delegado de Polícia formado, Dr. Daher falou sobre o procedimento em casos de furtos. “Se eu pegar um cara furtando uma motocicleta e levar na delegacia, o delegado por força de lei tem que habilitar fiança para esse cidadão, ou seja, se ele pagar fiança, ele vai embora pra casa, mesmo tendo tentar furtar a moto”, comentou.

Ele disse ainda que o combate ao furto não é feito só procurando o ladrão, mas combatendo outros crimes que estão diretamente ligados ao furto como a receptação e o tráfico de drogas.

Por fim, ele elogiou o trabalho que vem sendo feito em conjunto com a PM. “A parir do momento que você verifica que tem o problema, você tem que dá a solução a ele e isso tem sido feito e de uma forma que me deixou muito feliz com uma participação mais efetiva da Polícia Militar e quero deixar aqui um abraço ao Tenente Coronel Daniel de Americana , Capitão Jhonny, da 3ª Cia o Sargento Prates aqui do Pelotão, estamos fazendo um trabalho de integração”, finalizou o secretário.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.