04/02/2017

Secretário de Cultura de Artur Nogueira promete melhor e mais organizado Carnaval

Segundo Edésio Lopes, ao assumir a Pasta, a situação cultural da cidade estava defasada

Daniela Fernandes

O secretário de Cultura Edésio Carlos Câmara Lopes assumiu o cargo e já possui um grande desafio no começo deste ano, o Carnaval. Segundo ele, a pretensão é oferecer o melhor e mais organizado evento que Artur Nogueira já sediou.

Lopes tem 28 anos, é casado e tem dois filhos. Além de buscar especializações na área política, ele possui capacitação em gestão empresarial, administração de empresas, gerenciamento de pessoas e marketing de vendas. O novo secretário é empresário e começou a trabalhar no comércio de Artur Nogueira aos 15 anos.

Confira, com exclusividade, a primeira entrevista dada pelo secretário de Cultura Edésio Lopes ao Portal Nogueirense.

IMG_9876-1486151570

Após assumir o cargo, qual avaliação você fez acerca da situação cultural da cidade? Falando da Pasta, posso dizer que infelizmente, minha avaliação é um pouco negativa. Por se tratar de uma área que trabalha em constante busca pela Inclusão social, automaticamente você acaba se referindo a pessoas e, principalmente, crianças de famílias mais carentes. Encontrei a situação cultural bem defasada. Os projetos até estavam acontecendo, as oficinas culturais e os maiores e mais marcantes eventos do calendário anual aconteciam de uma forma já meio que automática, mas o que faltava, ao meu ver, é a participação constante dos responsáveis em verificar a evolução em que tudo isso se encontrava. Tudo estava “sempre bom”. E pelo contrário, não existia busca por melhorias; não existia um controle de projetos para as oficinas, a parte material da Cultura estava totalmente desorganizada e sucateada, o que não proporcionava conforto nem para os alunos e, tão pouco, para os funcionários da Cultura. Lamentavelmente, encontramos muitas salas de aula sem nenhuma manutenção, parte elétrica que não funcionava, portas quebradas e banheiros quebrados, foram algumas das situações que encontramos.

Qual o principal desafio para fomentar a Cultura no município de Artur Nogueira? O maior desafio é, sem dúvida, conseguir unir novamente parcerias que acabaram sendo deixadas de lado, devido a tal ‘comodidade’. Buscar novos convênios com os governos Federal e Estadual é um dos principais objetivos. Temos muito a batalhar para que a Cultura se torne, novamente, atuante em nosso município e, dessa forma, que o povo volte a participar e buscar os caminhos e a inclusão que a Cultura, sendo usada de forma funcional e positiva, pode trazer a todos os nogueirenses.

IMG_9883-1486151584

A missão da Secretaria de Cultura é formular e implementar políticas públicas visando a excelência na preservação do patrimônio cultural, no estímulo à produção artística e na garantia de acesso aos bens culturais para a população do Município de Artur Nogueira em toda a sua diversidade, segundo o site da Prefeitura. Como pretende colocar em prática essa missão? A busca por parcerias, uma gestão organizada e atuante, que visa sempre preservar e motivar a cultura municipal é essencial para que isso aconteça. Temos uma história cultural linda em nosso município, prédios históricos e lugares que foram marcantes, desde a criação de nossa cidade, e muitos nogueirenses  nunca sequer ouviram falar dessa história. Temos como meta em nossa gestão trazer palestras, peças e demais atividades que reavivam essa história tanto nas escolas para crianças e adolescentes como em nosso Centro Cultural, com exposições de peças do nosso acervo e arquivos de nossa história para que esse legado seja sempre mantido entre nossos nogueirenses. A produção artística será formada em nossas oficinas culturais, que estão sendo totalmente reformuladas. A nossa população poderá usufruir de aulas gratuitas de Desenho, Dança Livre, Ballet, Capoeira, Teatro. E na área musical, temos o Projeto Retreta com aulas de Violino, Violoncelo, Viola Clássica, Violão, Clarineta, Piano, Saxofone, Flauta Transversal, Viola Caipira, Flauta Doce, Contrabaixo, Canto/Coral e Percussão. E todas essas oficinas foram priorizadas pelo nosso Prefeito Ivan Vicensotti e sua Vice Zezé da Saúde, como fundamentais para nosso município.


“Encontrei a situação cultural bem defasada”


O prefeito fez um corte de gastos que afetou a Secretaria de Cultura. Como trabalhar com menos verba em uma secretaria que deveria promover mais inclusão social? Alguns cortes foram feitos, de fato, não só na Cultura, mas nas demais Secretarias também. Isso devido a atual situação financeira em que a cidade se encontra. Porém, o Ivan também deixou bem claro a importância da Cultura e de tudo que envolve a Secretaria. Se colocando a total disposição para contribuir com os eventos e as oficinas culturais, para que nada seja interrompido ou prejudicado, por conta das medidas adotadas para economizar. Eu, como secretário, estou buscando a redução de custos e, graças a Deus, tendo muito sucesso. Estamos organizando os horários e quantidade de alunos atendidos em cada oficina, com essa organização, estamos conseguindo uma grande redução nos custos. Quanto aos eventos, estamos buscando parcerias e apoios para que aconteçam de uma forma ainda melhor. Um exemplo dessas parcerias é o nosso Carnaval, onde já conseguimos apoio para camisetas, fornecimento de água, decoração, salão de beleza para a rainha e princesa do carnaval. Além de locutores voluntários e até mesmo copos descartáveis para nossa campanha contra garrafas de vidro no carnaval. Desse modo, aproximamos e ajudamos nosso comércio.

Uma das mudanças feitas pela Secretaria foi o retorno do Cultura Rock a Réplica da Estação. Você acredita que o novo local é a melhor opção para a população nogueirense, apesar das reclamações com relação ao som alto, calor, banheiros lotados, espaço limitado? Não tenho dúvidas de que o novo espaço é a melhor opção para esse evento. Como tudo que acontece de novo, temos que fazer algumas alterações e adaptações, porém, o lugar deu espaço a uma organização muito melhor, o som ficou com uma qualidade superior, pois no ambiente fechado não é necessário que o volume seja alto, com isso, a parte externa da Estação, comércios e vizinhos não sofrem com a propagação do som, propagação que inclusive era um grande problema aos alunos e professores da escola José Amaro Rodrigues. Quanto ao calor, ventiladores já foram “Doados” por apoiadores do evento, contribuindo com todos que passarão a utilizar a Estação Cultural para outros fins. Os banheiros foram suficientes para atender a demanda, entretanto, em alguns horários algumas filas se formaram, mas, para os próximos eventos, também teremos banheiros químicos do lado de fora. Estou muito contente com a decisão tomada, e aproveito para estender um agradecimento a todos que organizam e participam desse evento, que com total educação, compareceram, se divertiram e contribuíram; sem deixar nenhuma sujeira e sem nenhum ato de vandalismo. Tenho certeza de que, ao contrário do que falaram, os frequentadores do Cultura Rock ajudarão a preservar o nosso Patrimônio Cultural.

IMG_9880-1486151579

O deputado Chico Sardelli (PV) voltou a prometer a reforma do Teatro Municipal Renê Marcos Posi. Você acredita que esses recursos serão empregados no município em obras de melhorias, já que hoje o espaço cultural está abandonado?  Acredito sim! E o projeto já está em andamento. Recebi nessa terça-feira (31) a visita do Secretário de Obras, Adauri Camargo, e discutimos sobre a planta da reforma de nosso tão querido Teatro Municipal Renê Marcos Posi. Falamos sobre o que já estava sendo planejado e citei algumas indicações de possíveis alterações.  O Teatro Renê Marcos Posi é de extrema importância para nossa Cultura, e devolve-lo em condições de uso para os moradores e todos aqueles que utilizam de nossa cultura é nossa obrigação.


“Estou buscando a redução de custos e, graças a Deus, tendo muito sucesso”


Um dos primeiros desafios está sendo lidar com o Carnaval. Qual sua expectativa para o evento deste ano? Totalmente positiva! Estamos empenhados em oferecer o melhor e mais organizado Carnaval de todos os tempos. Como já citei acima, estamos muito contentes com a ajuda e as parcerias que estamos conseguindo para reduzir os custos do Carnaval e, ao mesmo tempo, ganhar qualidade. Teremos tudo que um evento de grande porte, como este, pode oferecer, as famílias poderão prestigiar um Carnaval com toda animação, organização e segurança.

O evento do pré-Carnaval tem gerado algumas polêmicas. O que tem a dizer sobre as programações extra oficiais? Tem gerado polêmicas porque muitas pessoas utilizam do nome “Pré-Carnaval” para qualquer tipo de bagunça feita em nossa cidade. O nosso Pré-Carnaval oficial será no dia 19, das 14h às 22h. Os carros de som estão devidamente cadastrados pelo departamento de Posturas. Não poderão utilizar músicas com palavreados ofensivos. Veículos ‘não cadastrados’ não serão permitidos e os donos poderão ser punidos, conforme as leis. Além disso, teremos uma ambulância de prontidão no local, equipe da Defesa Civil, banheiros químicos. Esse sim será o Pré-Carnaval, por estar levando a frente de seu nome principalmente o respeito, tanto com os frequentadores, quanto com os moradores das regiões próximas.

IMG_9882-1486151581

Artur Nogueira tem um bem tombado: o tradicional Bloco da Vaca, que é um patrimônio cultural imaterial do município e, desde setembro de 2015, também do estado de São Paulo. O bloco é quase tão antigo quanto a cidade, possui mais de 80 anos. Há condições de haver novidades após tanto tempo de existência? O Bloco da Vaca completa, este ano, 87 anos de tradição. Digo que, hoje, como secretário de Cultura, é impossível tratarmos de qualquer tema cultural de Artur Nogueira sem citar o famoso Bloco da Vaca. Tenho total ciência da importância do Bloco para nosso Município e, em reunião com nosso prefeito, Ivan Vicensotti e Eduardo Pietrobom (o Duda), Geraldo Townsend (o Lelo) representantes do Bloco, disponibilizamos total atenção para o que fosse necessário para que esse Bloco continue crescendo a cada ano.

IMG_9879 - Cópia-1486151573

……………………………………..

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.