09/08/2021

Secretaria de Saúde promove ações para Dia do Homem em Artur Nogueira

UBS’s atenderão em sistema de plantão nesta quarta-feira (11), das 17h às 20h


Da redação

A Secretaria de Saúde de Artur Nogueira, realizará, nesta quarta-feira (11), uma programação em homenagem ao Dia do Homem, onde todas as 12 Unidades de Saúde Familiar (USF’s) do município estarão abertas para atendimento do público masculino em sistema de plantão, das 17h às 20h.

As unidades oferecerão checagem de teste rápido de HIV, hepatite B e C, farão a verificação de pressão, aferição da circunferência do abdômen, além do cadastramento de pacientes e atualização do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a coordenadora de Atenção Básica Flávia Campelo, o objetivo da ação é aproveitar a data comemorativa para alertar o quanto a saúde masculina precisa de mais atenção, principalmente os homens de 20 a 59 anos, que corresponde a uma grande parcela produtiva da população e que necessita de orientações para os cuidados preventivos em saúde.

Ela acrescenta que a ideia é que, a partir dos testes rápidos, o paciente seja encaminhado para um médico especializado e dê início a exames específicos para a saúde do homem como o da próstata. “Todos os profissionais das UBS’s terão suas respectivas funções para melhor atender os que desejarem ir até o local”.

LEI

De acordo com a Prefeitura, a iniciativa tem como base a Lei Nº 2.987, de autoria da vereadora Maria José Pereira do Amaral Hunglaub, popularmente conhecida como Zezé, que institui o Dia do Homem em Artur Nogueira (08 de agosto), e que prevê uma semana de prevenção à saúde do homem no município.

A Lei foi sancionada em 2012, mas esta é a primeira vez que ela será executada. Isso porque as administrações passadas não colocaram em prática o Projeto de Lei. Este ano, contudo, o público masculino poderá contar com atendimento especializado. Zezé se diz contente com a iniciativa e destaca os benefícios do projeto para a população.

“Estou muito feliz em participar desse momento, em que a Administração Pública tem os olhos voltados para a saúde masculina. Quando vereadora em 2010 fiquei muito preocupada com o tanto de homens doentes, e com o número de mortes prematuras, e resolvi criar o projeto de lei que foi aprovado e se tornou lei. Depois de 11 anos, vejo com muito alegria e gratidão o prefeito Lucas Sia, a secretária de Saúde Angela Pulz Delgado, e a coordenadora da Atenção Básica Flávia Campelo colocarem em prática uma lei que trará muitos benefícios à população masculina”, pontuou.

.………….…………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.