16/07/2014

Secretaria de Educação promove capacitação para os professores em Artur Nogueira

Em dois dias professores da rede municipal de ensino se reuniram para analisar o desempenho dos alunos no primeiro semestre deste ano.

Norton Rocha

A Prefeitura Municipal de Artur Nogueira realizou, através da Secretaria de Educação, uma capacitação com os professores da rede municipal de ensino. O evento aconteceu nos dias 14 e 15 de julho na Emef Elizyário Del Álamo, localizada no Jardim Sacilotto II, e reuniu cerca de 300 educadores. A partir de análises detalhadas sobre o desempenho dos alunos, os professores constroem junto com a Opet, editora responsável pelas apostilas utilizadas em sala de aula, formas de abordar o conteúdo em aula.

O convênio firmado entre a Prefeitura de Artur Nogueira e o Sistema de Ensino Opet, de Curitiba, no início de 2013 proporcionou, segundo o supervisor de Ensino da secretaria de Educação João Gazolli, um panorama mais completo da realidade da educação no município. Para ele as informações levantadas, a partir de sondagens realizadas em bimestres anteriores, contribuem significativamente para uma ação mais efetiva por parte do corpo docente.

Conforme a professora e diretora do Ensino Infantil da secretaria de Educação Cristiane Martins Scandolara, depois que a sondagem passou a ser realizada ficou mais fácil identificar os problemas enfrentados pelos estudantes. “Vamos trabalhar mais os temas em que os alunos tiverem maior dificuldade, a partir de dados captados na sondagem que realizamos. Na educação infantil, por exemplo, eles tiveram muita dificuldade com a sequência didática de histórias, então estamos reforçando essa sequência didática na parte de linguagem da pré-escola”, explica a professora.

A coordenadora de relacionamento da Opet, Lucinéia de Castro esclarece quanto a importância deste acompanhamento por parte da gestão escolar no aprendizado do aluno. Segundo ela estes dados são fundamentais para nortear os professores com relação a sua atuação em aula.

“Nessa formação, estamos trabalhando desde a educação infantil até o quinto ano. O que os professores estão assistindo hoje na formação eles vão levar para o dia-a-dia. E, por intermédio dessas estratégias o professor deve desenvolver em sala de aula o conteúdo alinhado com o material didático”, afirma a coordenadora.

Na semana passada, entre os dias 7 e 8, foi realizada a formação para os funcionários do CRAEE (Centro de Referência em Atendimento Educacional Especial). Organizada pelo próprio departamento, a atividade contou com a palestra da Dr. Raquel Guimarães Del Monde, pediatra, especializada em neuropediatria. De acordo com a diretora da Educação Especial no município, Rosana Denófrio Pandolfo, atualmente cada escola da rede municipal conta com um professor para a educação inclusiva, responsável por atender aos alunos com necessidades especiais.

1 IMG_1306IMG_13132


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.