06/08/2020

Secretária de Educação fala sobre desafios e conquistas da área em Artur Nogueira

Dia do Profissional de Educação é comemorado nesta quinta-feira (6)

Da redação

Nesta quinta-feira (6) é comemorado o Dia do Profissional de Educação. Por isso, batemos um papo com a secretária de Educação de Artur Nogueira, Elaine Vicensotti Boer. Vários assuntos foram abordados, como capacitações aos profissionais, estrutura das escolas, parcerias com faculdades, dentre outros. Confira a entrevista na íntegra:

Elaine, a Secretaria de Educação realizou ontem, quarta-feira (5), uma formação para os profissionais da rede municipal, como foi esse evento?

“Foi uma formação através de uma live no YouTube, que superou as expectativas dos nossos professores. De forma descontraída o conteúdo foi abordado de maneira objetiva e clara. Muitas sugestões foram apresentadas para que o professor aprimore a sua prática pedagógica. O objetivo foi contribuir com a formação dos profissionais da Educação dando ênfase nas práticas didático-pedagógicas: metodologias ativas como estratégia de acolhimento. Para falar sobre o assunto trouxemos uma pessoa muito competente, o professor Ton Ferreira. Ele é mestre em Ciências pela USP, pós-graduado em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela USP, pós-graduado em M.B.A, isso só falando de parte do seu currículo. Foi muito positivo e os profissionais da educação gostaram muito”.

Como são esses cursos, já foram realizados outros além desse?

“No formato de live pelo YouTube da Secretaria de Educação foi a primeira formação. Porém, realizamos uma live com a escritora e doutora Luciene Tognetta com o tema Convivência ética na escola no primeiro semestre”.

Elaine, você está na secretaria de Educação desde o início dessa gestão, qual o balanço que você faz até aqui?

“Muitos desafios são colocados a nossa frente. Trata-se de uma secretaria que deve ter como principal objetivo a formação integral do aluno. Nossa equipe trabalha diariamente buscando a excelência da qualidade de ensino. Nossa administração voltou a repassar, anualmente, o recurso do Programa Dinheiro Direto na Escola (PMDDE) desde 2017. Este recurso é administrado pela Associação de Pais e Mestres de cada unidade escolar e possibilita diversas melhorias estruturais e pedagógicas. Implantamos o programa “Leitura na escola: ética e cidadania” onde capacitamos os profissionais da educação e priorizamos a convivência ética na escola. Firmamos convênio com a UNIVESP, inaugurando o Polo da universidade no nosso município. Continuamos com as salas descentralizadas de ensino técnico da ETEC – Centro Paula de Souza. Realizamos convênios com faculdades privadas para possibilitar descontos aos alunos universitários. Melhoramos a merenda escolar e incluímos uma refeição a mais para os alunos matriculados na creche, na pré-escola e ensino fundamental (1º ao 5º ano)”.

E em relação às escolas municipais, o que foi realizado?

“Fizemos muitas reformas. Reformamos a escola do bairrinho que estava com o telhado quase para desabar. A escola toda passou por uma boa reforma. Reformamos também a escola do Laranjeiras, ali tínhamos um telhado com muitas infiltrações. Fizemos adequações em outras unidades. Outro ponto foi à reforma da quadra do Cardona. Isso era esperado há muitos anos. Terminamos a ampliação da EMEI Luiz Amaro Rodrigues e colocamos para funcionar em período integral. As crianças desta unidade tem a possibilidade de estudar o dia todo”.

No início da gestão se falava muito em implementar aulas em período integral, o que foi feito em relação a isso?

“Com o término da reforma da EMEI Luiz Amaro Rodrigues, iniciamos a modalidade de Tempo Integral para os alunos de 4 a 5 anos em 2017. Em 2018, ampliamos o atendimento do período integral na CEMEI Denise Del’Alamo Guarda. Em 2019, com a inauguração da CEMEI Vereador José Amazílio Teresani foi possível atender em tempo integral os alunos com idade de pré-escola. Incluímos a musicalização, através do PROJETO RETRETA, na educação infantil de 4 a 5 anos”.

Elaine, na atual administração quantas creches estão em pleno funcionamento?

“Temos até a presente data 10 unidades de creches. A nossa administração providenciou adequações estruturais importantes e de segurança de uma creche já inaugurada no ano de 2016, bem como providenciou recursos físicos e humanos (efetivação de funcionários) e colocamos para funcionar. Em 2019, concluímos, inauguramos a CEMEI Vereador José Amazílio Teresani que passou a atender os alunos em período integral de 0 a 5 anos. Em breve, inauguraremos a CEMEI no Parque das Flores”.

E em relação à Educação Especial, o que foi feito?

“A Educação Especial é um segmento muito importante na educação. Reorganizamos algumas ações de forma a atender os alunos de maneira global, buscando proporcionar um aprendizado efetivo. A criança que por algum motivo apresenta demora no seu aprendizado, é acompanhada pela equipe pedagógica da escola que realiza os encaminhamentos necessários ao CRAEE (Centro de Referência em Educação Especial do Nosso Município) onde é feita uma avaliação para o atendimento na área em que o aluno precisar. A secretaria de educação em parceria com a secretaria de saúde tem se preocupado em realizar o diagnóstico precoce”.

A lei 41A foi um assunto muito comentado na cidade. O que você tem a dizer sobre isso?

“Reformulamos a lei para que ela fosse possível ser aplicada em nosso município. Hoje posso afirmar que os professores sabem e compreendem quais são as maneiras para adquirir a valorização de sua carreira”.

Tem algo que gostaria de destacar que ainda não conversamos?

“Sempre tem (risos). Graças a Deus eu conto com uma equipe muito competente na Secretaria de Educação, por isso foi possível desenvolver tanta coisa. Eu gostaria de reafirmar a importância o Programa Leitura na Escola: Ética e Cidadania, onde incentivamos o trabalho quanto ao respeito e ao resgate dos valores entre as pessoas, família e sociedade. Também reformulamos o Conselho Municipal de Educação, a lei não estava adequada para os dias atuais. Hoje temos maior representatividade do setor público e privado que contribui muito nas discussões e nas decisões. Temos também o conselho do FUNDEB e o Conselho de Alimentação Escolar, formado por pessoas comprometidas com o bom andamento de todas as ações da educação. Posso afirmar que esses três conselhos que atuam na Secretaria de Educação estão fortalecidos e têm autonomia de trabalho”.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.