12/09/2012

Defesa Civil decreta estado de alerta em Artur Nogueira

Cidade está entre os municípios que sofrem com baixa umidade do ar

Quézia Amorim

Há mais de 50 dias sem chuva, a Defesa Civil regional decretou estado de alerta para Artur Nogueira na última segunda-feira (10), devido à baixa umidade do ar.

A vistoria da cidade foi realizada pela Defesa Civil municipal, que mediu o índice de Umidade Relativa do Ar (URA), apresentando variações entre 12% a 20%, o que é considerado perigoso para a saúde da população, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), que aceita como saudável o nível de umidade do ar acima de 30%.

Reflexos da estiagem

O período de estiagem passa dos 55 dias no estado de São Paulo. Um dos agravantes do período é o aumento de queimadas e doenças respiratórias. Segundo a Defesa Civil de Artur Nogueira, o município possui três casos por semana de queimadas. “Em tempos secos, deve-se evitar atear fogo, descartar cigarros acesos ou qualquer material que seja inflamável. As queimadas são comuns e acontecem todo dia, mas nesse tempo seco, nós aconselhamos que não façam queimadas nesse período. Na terça, tivemos uma chuva bem rápida, que não foi o suficiente para aumentar a umidade do ar. Ela serviu para baixar a poeira. Mas para essa semana ainda não temos previsão de chuva”, afirma o representante da Defesa Civil do município, Robson Neves.

Recomendações

Segundo a Defesa Civil, em períodos de estiagem ou seca é necessário economizar água, evitar lavar calçadas e carros, amenizar o uso de energia elétrica, evitar queimadas, permanência em exposição ao ar condicionado, além de beber muita água e comer muita fruta.

Segundo o secretário de Saúde de Artur Nogueira, Dr. Lindon Marcos, no pronto atendimento houve aumento de 15% em casos como bronquite e rinite. O secretário diz que atitudes simples, como usar umidificador de ar ou colocar toalhas molhadas ou vasilhas com água pelo ambiente, ajuda a prevenir doenças características do período. “Nesse período indicamos a ingestão de alimentação leve, nada de comidas pesadas, até porque a ingestão se torna um pouco prejudicada pelo calor”, finaliza Marcos.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.