11/10/2019

Saúde visual é um dos melhores presentes para o Dia das Crianças

A visão é um dos sentidos mais importantes para o amadurecimento físico e cognitivo da criança, afinal, é enxergando o mundo que o pequeno inicia o processo de aprendizagem

Informe publicitário

No dia 12 de outubro é comemorado o Dia das Crianças no Brasil. A data, tem como objetivo dar visibilidade aos direitos da criança e reafirmar a responsabilidade dos pais, tutores e da sociedade como um todo, de assegurarem os direitos básicos para o desenvolvimento dos pequenos. A visão é um dos sentidos mais importantes para o amadurecimento físico e cognitivo da criança. Afinal, é enxergando o mundo que se inicia o processo de aprendizagem.

Por essa razão, pais, professores e profissionais da saúde devem estar atentos a possíveis sinais que indiquem problemas visuais de maneira precoce, para evitar consequências negativas no futuro. Separamos algumas dicas para  identificar possíveis problemas oftalmológicos e buscar auxílio profissional caso seja necessário, confira:

  1. Se você perceber que seus filhos apresentam dificuldade na leitura; sentem a necessidade de ficar próximos à tv ou lousa para conseguirem enxergar bem, atenção! Este pode ser um importante sinal de que existe algum problema na visão do pequeno.
  2. Se os olhos da criança estão constantemente avermelhados, ou se ela reclama de dor na região ocular, pode ser indicativo de uma série de doenças como uveíte, conjuntivite e neurite ótica, que exigem tratamento imediato.
  3. Você sabia que dificuldades do aprendizado e desenvolvimento pouco satisfatório na escola podem ser indicativos de problemas na visão? Preste atenção e sempre pergunte aos professores como seu filho se comporta no ambiente escolar.
  4. Dores de cabeça constantes, sem explicação aparente, podem ser um sinal de algum tipo de enfermidade visual, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo.
  5. Tire fotografias dos olhos das crianças e observe. Se você notar assimetria entre os olhos procure um especialista.
  6. Fique atento aos exames de rotina:
  • O Teste do Olhinho deve ser feito assim que a criança nascer, esse é um direito assegurado  pela lei;
  • O primeiro exame de visão deve ser realizado dentro dos primeiros 6 meses de vida, posteriormente com 3 anos de idade e outro entre 5 e 6;
  • Crianças na idade escolar sem doenças visuais, que não apresentam queixas e nem fazem uso de óculos precisam passar pelo oftalmologista 1 vez a cada 2 anos. Se a criança sente dificuldade para enxergar ou usa óculos, deve consultar no minimo 1 vez por ano.

O profissional responsável pelo cuidado dos olhos é o oftalmologista. Em Artur Nogueira você pode contar com o profissionalismo e ampla experiência do médico Matheus Vieira.  Formado em medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2010, residência em oftalmologia pela Universidade de Campinas (Unicamp) e mestrado em Ciências Médicas também pela Unicamp (2018), o Dr. Matheus atua na área do ensino de residentes na Unicamp e como pesquisador, com objetivo de proporcionar maior conforto e saúde visual aos pacientes.

Além de fazer consultas em modalidade particular, o oftalmologista também atende uma ampla gama de convênios, dentre eles Unimed, Santa Casa de Limeira – Frei Galvão Saúde, Beneficência Portuguesa, PlanSaúde e Medical. O consultório do Dr. Matheus Vieira está sediado na Clínica Cáritas, localizada na Avenida 15 de novembro, 892, em Artur Nogueira. O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 8 as 17h. Para mais informações ligue (19) 3877-5313. Se preferir, clique aqui e agende a consulta de seu filho.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.