31/01/2012

Saúde inicia exames de mamografia no Pronto-Socorro

Mamógrafo foi adquirido através de verba parlamentar

Alex Bússulo

A Secretaria Municipal de Saúde já iniciou os exames de mamografia no Pronto-Socorro Municipal de Artur Nogueira.

Até a semana passada, as mulheres nogueirenses que precisam realizar o exame eram encaminhadas para Santa Bárbara d’Oeste e Bragança Paulista. “Com o aparelho em Artur Nogueira vamos acabar com essa realidade. “As mulheres precisavam sair daqui às 5 horas da manhã e voltavam apenas à tarde para fazer um exame que agora vai demorar 20 minutos para ser realizado”, comenta o diretor técnico do Pronto-Socorro, Dr. Lindon Marcos.

Segundo a Prefeitura, o aparelho é de última geração e realiza o exame de maneira rápida e sofisticada, adaptando-se automaticamente à densidade da mama. “Quanto mais cedo for diagnosticado o câncer de mama, maiores são as chances de recuperação dos pacientes”, afirma o secretário Municipal de Saúde, Dr. Flávio Almeida.

O aparelho custou R$ 145 mil e foi adquirido através de uma verba parlamentar do deputado Estadual Antonio Mentor (PT).

Câncer de mama

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) afirma que o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e mais comum entre as mulheres.

No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.