28/02/2012

Saúde vai descentralizar distribuição de remédios

Unidades de Saúde vão passar a distribuir medicamentos

Quézia Amorim

A partir da próxima segunda-feira (5), os Postos de Saúde da Família (PSF) vão começar a distribuir medicamentos comuns, que hoje são dispensados apenas na Farmácia Municipal de Artur Nogueira.

O projeto de nome “Descentralização da Farmácia Municipal” trata-se de uma ideia que vem sendo discutida há oito meses pela Secretaria de Saúde. “O objetivo desse projeto é facilitar a vida das pessoas. Ao invés do paciente ter que vir até o centro para pegar o seu remédio, ele poderá buscar no seu próprio bairro”, afirma o secretário de Saúde de Artur Nogueira, Dr. Flávio Almeida.

Aproximadamente 90 tipos de medicamentos serão disponibilizados nos PSF’s. O projeto terá início no bairro Sacilotto e, em um segundo momento, no Jardim do Lago e Planalto. Até o final de 2012, a secretaria pretende incluir os postos do Parque dos Trabalhadores e Coração Criança. “A descentralização será feita gradativamente para que não haja erros na estratégia e na distribuição e para que toda a população seja assistida de forma integral e justa”, afirma Almeida.

Para cada unidade será disponibilizado um funcionário para a distribuição dos medicamentos. O mesmo sistema de informatização que já funciona na Farmácia Municipal será incluído nos postos.

Os medicamentos controlados, de tarjas vermelha e preta, continuam sendo dispensados apenas na Farmácia Municipal.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.