01/06/2020

Saúde e Hospital Bom Samaritano esclarecem suspeita de coronavírus em Artur Nogueira

Notas afirmam que morador não porta o vírus

Mariana Avanzzi

Se espalhou em Artur Nogueira a informação de que estaria internado no Hospital Bom Samaritano uma pessoa com suspeita de portar o novo coronavírus. O Portal Nogueirense foi checar as informações, contatando a Secretaria de Saúde e também o Hospital Bom Samaritano.

Segundo informações, um homem deu entrada no hospital Bom Samaritano nesta terça-feira (25), a princípio, com suspeita de coronavírus. O rapaz teria chegado há 19 dias da China e já teria passado pelo período de incubação. Mesmo com pouca probabilidade, o paciente foi isolado até a confirmação de estar fora de risco. O Hospital Bom Samaritano afirma que tomou conhecimento do fato e seguiu todo o protocolo para casos suspeitos.

Nota da Prefeitura 

A Secretária de Saúde, através do departamento de Vigilância em Saúde, vem a público esclarecer os boatos maldosos e irresponsáveis disseminados na última terça(25) à respeito de um suposto caso de contaminação de coronavírus no município.

O suposto caso trata-se de um homem com idade de 27 anos que estava na China, porém longe do principal foco de contaminação e o mesmo já vinha tomando todos cuidados necessários para evitar o contágio. Informamos ainda que desde a sua chegada ao Brasil, realizamos o acompanhamento do munícipe, baseado no protocolo de atendimento do Ministério da Saúde, prestando as orientações sobre quais cuidados tomar, e caso tivesse algum sinal clínico no período de risco (14 dias), que procurasse novamente a unidade de saúde.

Informamos ainda que o paciente já se encontrava fora do período de incubação(19 dias), sendo descartada então, qualquer possibilidade de contaminação. A Prefeitura solicita ainda a compreensão e colaboração da população nogueirense para que não se espalhe falsas notícias, e informa ainda que, tomará as medidas necessárias para identificar o(s) possível(eis) autor(es) desse boato.

Nota do Hospital Bom Samaritano

O Hospital Bom Samaritano (HBS) informa que, durante o feriado de carnaval, deu entrada no Pronto socorro um paciente que havia chegado da China recentemente, e tinha preocupações de estar infectado pelo Coronavírus (Covid-19).

Durante a permanência do paciente neste hospital, a equipe médica seguiu todo o protocolo para os casos potencialmente suspeitos advindos do local mencionado, não se confirmando a suspeita da doença. O paciente já estava sendo orientado preventivamente pela Unidade de Saúde do município desde que chegou da China, recebendo todas as orientações conforme determina o protocolo do Ministério da Saúde para o caso.

O Hospital Bom Samaritano informa ainda, que qualquer outra informação, que não esteja de acordo com esta Nota Oficial, não é verídica e não passa de falácia ou especulação. Mensagens de aplicativos e redes sociais, que espalham informações contrárias a essas, são Fake News, e devem ser combatidas.

A equipe do Hospital Bom Samaritano agradece a atenção e pede a colaboração a todos em divulgar somente o posicionamento oficial do Hospital, e da Vigilância Sanitária local.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense

 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.