10/09/2019

Saiba se você precisa adaptar seu estabelecimento às exigências do Corpo de Bombeiros

Antes, o Corpo de Bombeiros só visitava as edificações quando acionado, agora os agentes podem vistoriar conforme planejamento periódico e contínuo da Corporação

O AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiro) ou o CLCB (Certificado de Licença do Corpo de Bombeiro) é um documento oficial que atesta as condições de segurança contra incêndio das edificações.

Este é um documento que garante que qualquer indivíduo tenha meios para sobreviver a um incêndio dentro de um estabelecimento qualquer, e obriga que esses locais forneçam o equipamento necessário para esse fim com a devida manutenção. Dessa forma, as pessoas podem se sentir mais seguras e, caso o pior aconteça, as consequências serão melhor controladas. Por isso é tão importante estar por dentro desse tipo de exigência, seja você um visitante ou o proprietário de um estabelecimento ou empresa.

Antes, o Corpo de Bombeiros só visitava as edificações quando acionado, ou seja, quando existia algum sinistro ou quando era chamado para vistoria quando da emissão do atestado. Agora os agentes podem vistoriar conforme planejamento periódico e contínuo da Corporação, bem como para atender a operações sazonais e áreas de interesse, ou ainda, em razão de denúncia fundamentada.

A ausência do documento pode levar a diversas consequências, como risco à segurança à vida de pessoas que ocupam a edificação, risco ao patrimônio da empresa, além da responsabilização civil e criminal do proprietário.

Existem algumas situações que tornam o estabelecimento obrigado a ter o AVCB em São Paulo, são elas:

  • Contexto de construção e reforma no local;
  • Mudança do tipo de ocupação ou uso do estabelecimento;
  • Ampliação da área construída na edificação em questão;
  • Nova regularização das edificações e áreas de risco;
  • Locais e construções de caráter provisório, como é o caso de circos, eventos e outros de mesma natureza.

Se a sua empresa, marca ou estabelecimento se encaixa em uma dessas situações, fique atento, pois você pode precisar do documento.

O AVCB não é obrigatório para todas as edificações. Sendo assim, estão isentos de portar a documentação:

  • Residências de uso exclusivamente familiar, ou seja, que não sejam públicas;
  • Residências exclusivas para o uso familiar e que estejam localizadas no pavimento superior de uma ocupação mista com até dois andares de acessos independentes.

A Clinesp atua na área de Saúde e Segurança do Trabalho há mais de 15 anos e pode lhe auxiliar na adequação de sua estrutura para as normas do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiro) ou CLCB (Certificado de Licença do Corpo de Bombeiro). Com competência e experiência na elaboração dos programas ocupacionais, avaliações ambientais, assessoria e gestão ocupacional, a empresa tem sempre investido em inovação, bom atendimento e tecnologia.

A Clinesp conta com uma equipe de Médicos, Engenheiros e Enfermeiros especializados na área ocupacional, Técnicos de Segurança do Trabalho, Psicólogos e Colaboradores capacitados, além de estrutura preparada, que conta com aparelhos avançados para as mais diversas necessidades como exames laboratoriais, eletrocardiograma, eletroencefalograma, audiometria, otoneurológico, espirometria e unidade móvel que pode atender os colaboradores in Company. Também possui equipamentos de última geração para elaboração de avaliações ambientais como laudos de agentes químicos, medição de calor IBUTG, dosimetria de ruído, medição de iluminação e muito mais.

Para saber mais ligue para o telefone: (19) 3827-8002. A Clinesp está localizada na Rua Sete de Setembro, 1216, Centro, Artur Nogueira, SP. Venha nos conhecer!


ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.