09/07/2021

Saiba quais são os serviços oferecidos na USF do Pq. dos Trabalhadores em Artur Nogueira

Unidade oferece atendimento de qualidade desde consultas médicas, atendimentos odontológicos até os serviços de enfermaria

Da redação

Atualmente Artur Nogueira conta com 12 Unidades de Saúde Familiar (USF’s), compostos por médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, dentistas e agentes de saúde comunitários. A fim de expor os serviços gratuitos oferecidos por cada unidade, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou um projeto de divulgação dos PSF’s, onde os moradores poderão conhecer mais da Saúde nogueirense.

Para lançar o projeto, a pasta escolheu o USF Parque dos Trabalhadores, que atende cerca de 30 moradores por dia, o que equivale a cerca de 720 pessoas atendidas por mês. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, cuja equipe é formada por dois médicos, uma enfermeira, seis agentes comunitários, dois técnicos de enfermagem, três dentistas, duas auxiliares de dentista, uma atendente de recepção e uma servidora responsável pela higienização do espaço.

A coordenadora da Atenção Básica do município, Flávia Campelo, destaca que a a equipe presta uma assistência integral com eficiência e boa qualidade às necessidades de saúde da população, seja na unidade ou a domicílio.

“O USF busca boas práticas de saúde através do estabelecimento de um vínculo entre os profissionais de saúde e a população. A unidade tem um cadastro de pessoas e famílias que atende, a partir do qual vai se criando um histórico de saúde de cada paciente atendido. Isso porque um outro objetivo da atenção básica é o atendimento integral e continuado na família e na comunidade”, destacou.

SERVIÇOS OFERECIDOS

O médico de saúde da família José Diogo de Araújo Júnior, conhecido na comunidade como Dr. Diogo, explica que dentre os serviços oferecidos pela unidade está o atendimento às gestantes, realização de pré-natal de baixo de risco, consultas de recém-nascido (puericultura), além de atendimento à saúde da mulher e do homem através de consultas com clínico geral, e de visitas domiciliares.

Vale salientar que a visita domiciliar tem a finalidade de monitorar a situação de saúde das famílias, onde a equipe realiza visitas programadas ou voltadas ao atendimento de demandas espontâneas, segundo critérios epidemiológicos e de identificação de situações de risco. Elas ocorrem todas as segundas-feiras ou em outros dias da semana, dependendo da necessidade dos pacientes.

O PSF ainda realiza atendimentos como tiragem de ponto; lavagem de ouvido; curativos; consultas com o médico de saúde da família; coletas de exames laboratoriais; tratamento de sintomas de viroses comuns como resfriados, gripes, febre, dores de cabeça, etc; encaminhamento para especialidades médicas; acompanhamento continuado na unidade ou na própria residência (a depender do caso de locomoção); dentre outros.

A unidade também desenvolve práticas específicas para cuidados e tratamento de doenças com assistência continuada a curto e longo prazo. Entre elas, destacam-se a prevenção do câncer, pré-natal, diabetes e hipertensão, além de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

LIVRE DEMANDA POR CLASSIFICAÇÃO DE RISCO

Desde o início do ano, a fim de desafogar o Pronto-Socorro e agilizar o atendimento de quem mais precisa, os 12 postos de saúde de Artur Nogueira passaram a agendar as consultas médicas por meio do sistema de Demanda Espontânea com Classificação de Risco. De acordo com o doutor Diogo, o atendimento é feito de acordo com a necessidade do paciente.

“Todo mundo que procura atendimento no posto de saúde é atendido, nunca deixo de atender ninguém. Alguns casos que a gente vê que a pessoa não precisa de atendimento imediato pedimos para voltar outro dia para ser atendida. E casos de atendimento médico imediato, e que a gente vê que não tem suporte para atender aqui, a gente encaminha para o pronto-socorro municipal”

Uma vez que o paciente é atendido no Pronto-Socorro, ele é redirecionado à unidade. “Lá o médico atende o paciente e depois solicita que ele vá até a unidade para dar continuidade ao atendimento. Tudo passa pela unidade básica de saúde, onde será feito o acompanhamento”, explica o médico.

Diogo destaca que a boa relação entre a equipe de médicos, agentes comunitários e enfermeiras é fundamental para um serviço de excelência. “A gente realiza um trabalho em equipe desde a recepção até a equipe de limpeza”, pontuou.

Além de Diogo, o médico vascular Antônio Neto também atua no posto do Parque dos Trabalhadores.

TRATAMENTO ODONTOLÓGICO

A unidade também oferece atendimentos odontológicos, e conta com uma equipe formada por três profissionais da área e duas auxiliares. Quando a nova gestão assumiu, novos serviços passaram a ser oferecidos.

Nesse mandato, os pacientes que necessitarem de tratamento de canal de dentes unirradiculares, receberão o primeiro atendimento na sua respectiva unidade, e se houver  indicação, serão encaminhados.

O mesmo ocorre com a Prevenção do Câncer Bucal. O paciente será avaliado em sua Unidade, e se alguma alteração for diagnosticada, o mesmo será encaminhado para avaliação com especialista.

Dentre os atendimentos odontológicos oferecidos estão cirurgias menores simples, restaurações, profilaxia (limpeza dentária), tratamento de gengivite, remoção de tártaros e atendimento de gestantes. Pacientes hipertensos e diabéticos também são acolhidos e atendidos em segurança.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.