20/04/2014

Saiba por que a Páscoa é o dia mais importante para os cristãos

Padre Edson Adélio Tagliaferro comenta sobre o verdadeiro significado da Páscoa

Todo domingo é o dia da “páscoa semanal” para o cristão. Dia em que se revive esta experiência única da ressurreição de Cristo, Senhor da História e da vida de cada um de nós. Por isso é chamado de Domingo, que vem do latim Dominus = Senhor. É portanto o dia do Senhor!

A realidade, portanto do domingo está associada à Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor, vencedor da morte. A contemplação deste mistério é o que fundamenta nossa fé de cristãos no desejo de sermos discípulos e discípulas do Mestre Jesus.

Jesus Cristo, o Filho de Deus, ao se encarnar em nossa realidade assume nossa natureza humana e como homem, vivendo em tudo nossa condição, menos o pecado, nos resgata e conduz novamente à filiação divina, ou seja, nos torna novamente filhos e filhas de Deus. Isso Ele o faz amando-nos até o fim e sendo obediente ao Projeto do Pai, obediente até a morte e morte de cruz.

É justamente por esta obediência do Filho ao Pai que Jesus é exaltado por Deus que o torna vencedor da morte. Na sua Páscoa (do hebraico Pessach = passagem), o Senhor nos mostra o poder de Deus, que outrora libertou o povo da escravidão do Egito e que no ápice de sua teofania (revelação) se manifestou em seu Filho Jesus, que morreu crucificado, mas que venceu a morte e encontra-se vivo junto do Pai e no coração de cada um dos que Nele acreditam.

Por isso este domingo torna-se singular na nossa experiência de fé cristã. Tendo celebrado os momentos finais de Jesus neste mundo, a última ceia, sua prisão, seu julgamento, sua morte na Sexta-Feira Santa, os cristão celebram a Ressurreição do Senhor, como concretização das promessas feitas a nós de que Ele iria passar pelo sofrimento e pela morte, mas iria sair vitorioso e continuaria junto de nós até o fim dos tempos.

Para muitos cristãos é mais fácil entender e se solidarizar com Cristo em sua morte, porque somos sensíveis ao sofrimento alheio, principalmente Daquele que muito nos amou e choramos sua Paixão e Morte, bem como é mais “visível” contemplar o Crucificado. A Ressurreição exige a mística da fé, numa “teimosia carregada de esperança” como tiveram aquelas santas mulheres que insistiram em ir procurar Jesus.

Se não agirmos assim, corremos o risco de parar na morte do Senhor, que embora seja profundamente significativa para todos nós, apenas nos mostraria que acontecera o fim. Participar do Domingo da Ressurreição torna-se necessária para encontrá-Lo vivo e vencedor, no qual também somos vencedores pelo batismo e pela fé. Este portanto, torna-se para todos nós, cristãos, o domingo mais importante do ano.

Que todos tenham uma Santa e Feliz Páscoa na alegria e esperança do Senhor Ressuscitado!

………………………………..

Edson

Padre Edson Adélio Tagliaferro é o responsável pela Paróquia Nossa Senhora das Dores de Artur Nogueira


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.